A Blip anunciou nesta terça-feira, 13, a contratação de Luciana Carvalho como sua nova chefe de recursos humanos (CHRO). A executiva assume a posição que estava dentro do escopo do cofundador e chairman da companhia, Daniel Costa, função que acumulou nos últimos quatro anos com foco na ampliação de seu quadro de funcionários.

Agora, Costa tratará de grandes negócios e se dedicará à expansão internacional da Blip. Na prática, o executivo vai trabalhar para desenvolver a companhia rumo ao IPO. Isso inclui um fortalecimento dos negócios através da comunidade de parceiros e aliados e da expansão internacional para Europa e América Latina, algo que está alinhado a um trabalho mais próximo do chairman com os seguintes executivos:

  • VP de vendas da Blip, Juliano Braz;
  • Philemon Mattos, diretor do ecossistema de parceiros da empresa;
  • Francine Rosset, diretora de marketing na companhia.

Vale lembrar, o CEO e cofundador da Blip, Roberto Oliveira, afirmou que a companhia tem um cronograma de IPO e considera a possibilidade de fazer a listagem no primeiro semestre de 2025. Durante o Superbots Experience na última semana afirmou que os escritórios da firma no México e na Espanha trazem um mercado endereçável (TAM) de US$ 140 bilhões. Mas, considerando os movimentos que pretendem fazer na Europa, América do Norte e Oriente Médio, a Blip pode alcançar um mercado de US$ 5,3 trilhões

RH na Blip

Mulher branca, de óculos, vestindo blazer preto em uma biblioteca pessoal

Luciana Carvalho, CHRO da Blip (créditos: Mike Nunes)

Durante sua gestão na área de pessoas, a empresa aumentou de 150 para 1,5 mil funcionários com quatro escritórios no Brasil, México e Espanha. Com isso, Carvalho vai herdar um time com 70 pessoas para gerir todo o quadro de funcionários nos três países.

Formada em psicologia pela PUC Minas, a executiva tem mestrado em gestão de pessoas pela FGV e passagens por Ambev, Movile e Sinch, além de ser investidora em startups e ter sua plataforma de contratação de profissionais de C-Level, a Chiefs.Group.

Imagem principal: chairman e cofundador da Blip, Daniel Costa (créditos: Magê Monteiro)