O ChatGPT (Android, iOS) alcançou em julho passado um faturamento de US$ 25 milhões nas lojas de apps Google Play e App Store, informa a plataforma AppMagic.

A receita do assistente virtual com IA generativa vem crescendo mês a mês. Um ano atrás, em julho de 2023, apenas dois meses após seu lançamento, a receita havia sido de apenas US$ 2 milhões. Em junho deste ano, foi de US$ 22,8 milhões.

Desde o seu lançamento, o ChatGPT acumula US$ 165 milhões em faturamento somando as duas lojas, de acordo com a AppMagic. A maior parte dessa receita veio de usuários nos EUA (45%), seguido por Alemanha (7%), Japão (5%), Reino Unido (5%) e Coreia do Sul (4%).

A receita do ChatGPT é baixa quando comparada com aquela de outros apps de sucesso, como o TikTok, que lidera nesse aspecto, tendo registrado somente em julho deste ano US$ 241 milhões em faturamento nas duas lojas. Por outro lado, o app da OpenAI está muito à frente dos seus concorrentes diretos, como o recém-lançado Claude, que faturou US$ 283 mil em julho na App Store. A AppMagic não tem dados sobre o faturamento do Gemini.

Cabe ressaltar que o faturamento do ChatGPT não vem apenas das lojas de apps. Se a assinatura do serviço premium for feita diretamente pelo site do serviço, o pagamento não passa pelo billing das lojas de apps e, logo, não é contabilizado pela AppMagic. Além disso, sua principal fonte de receita tende a ser o uso corporativo alimentando outros assistentes virtuais através de chamadas à sua API.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!