O Nubank (Android, iOS) firmou parceria com a Creditas para a oferta de empréstimos dentro do app do banco digital. O Nubank também pretende investir na parceira de modo a ampliar sua capacidade de crédito no Brasil. O acordo permite que o Nubank possa, nos próximos dois anos, se tornar acionista minoritário da Creditas, com até 7,7% das ações da companhia. Os produtos e serviços da Creditas deverão estar disponíveis no app do Nubank até o fim deste ano no Brasil.
A parceria permitirá que a Creditas expanda sua ação de democratizar o acesso ao crédito e ao Nubank, diversificar seu portfólio de produtos e serviços.
Recentemente, o banco digital anunciou que oferecerá a seus clientes transferências internacionais a partir de uma parceria com a Remessa Online; aumentou o limite do cartão de crédito para seus clientes PF; e passou a oferecer novos serviços para o PJ.
O Nubank também comprou a Easyinveast– que passou a se chamar Nu invest (Android, iOS); adquiriu uma plataforma de bots norte-americana; fez aporte em uma fintech indiana; e comprou a Spin Pay, empresa de pagamentos eletrônicos, de olho no e-commerce.
Canal de distribuição em troca de equity
A parceria entre Nubank e Creditas lembra a experiência da TIM com o C6 Bank, anunciada no fim de março do ano passado, que prevê a possibilidade de a TIM adquirir uma participação minoritária do C6 Bank, dependendo dos resultados alcançados. Em ambos os casos o canal de distribuição é oferecido em troca de equity.
A TIM gerou até agora aa abertura de mais de 1 milhão de contas no C6. No entanto, em julho deste ano, a operadora abriu processo de arbitragem contra o C6 Bank no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. O objetivo era discutir algumas das cláusulas contratuais na parceria operacional entre as partes, informou a operadora em seu relatório financeiro do segundo trimestre. À época, a TIM levou aproximadamente de 3 milhões de novos correntistas para o C6 e garantiu 2,9% de participação acionária no banco digital. Segundo reportagem da época, o acordo impactou positivamente a operadora: seu resultado financeiro líquido que havia sido negativo em R$ 232 milhões no segundo trimestre de 2020 agora foi negativo em apenas R$ 36 milhões, no mesmo período deste ano. Uma das razões para a melhora foi a parceria com o banco digital, informou a companhia em seu relatório.