A funcionalidade de canais do WhatsApp chegou ao Brasil nesta quarta-feira, 13. Entre os primeiros canais disponíveis para o público no País estão alguns de instituições, de empresas, de celebridades e de veículos de notícias. Alguns exemplos são Senado Federal, Unicef, Netflix, O Globo, UOL e o próprio WhatsApp. O usuário pode buscar por canais dentro da aba “Atualizações”, que reúne também as mensagens de status. Ali, é possível pesquisar em um diretório de canais, agrupados por país ou em listas como “mais procurados”, “mais ativos” e “novos”.
Uma vez escolhendo um canal para seguir, seu conteúdo passa a aparecer dentro da aba de “atualizações”, ou seja, não se mistura com a abande conversas ou de chamadas.
Dentro de um canal, somente seus administradores conseguem publicar conteúdos. Os participantes podem ler as mensagens, encaminhá-las e reagir a elas com emojis. Os contatos dos seguidores de um canal não são visíveis para os demais seguidores. A única informação revelada é a da quantidade de participantes de cada canal. O administrador tem autonomia para configurar uma série de métricas, como tempo em que uma mensagme fica visível, se é permitido impressão de tela etc. Veja mais detalhes aqui.
Análise
A funcionalidade de Canais é mais um passo na estratégia do WhatsApp de atuar como um superapp. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time Opinion/Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros e é o aplicativo mais presente na homescreen nacional: está na primeira tela de 54% dos smartphones brasileiros. Além disso, é o app mais aberto ao longo do dia, de acordo com 53% dos brasileiros. E é o segundo app no qual o brasileiro passa mais tempo, atrás apenas do Instagram.