O Nubank (Android, iOS) aumentou em um quarto (23%) a sua base de clientes na América Latina no terceiro trimestre de 2024, alcançando 109,7 milhões de consumidores, ante 89 milhões de um ano antes. Ou seja, um acréscimo de 20,7 milhões de pessoas na comparação ano a ano.

No fim do terceiro trimestre de 2024, o Brasil estava com 98,8 milhões. Ou seja, o resultado ainda não contabilizava os 100 milhões de clientes brasileiros divulgados na segunda feira, 11. A operação no México chegou aos 8,9 milhões de clientes e na Colômbia, aos 2 milhões de clientes.

A base de clientes ativos aumentou 23%, com 92 milhões de consumidores, contra 74 milhões de um ano antes. A taxa de atividade mensal dos consumidores subiu 1 ponto percentual, de 83% para 84%.

A taxa de principalidade da conta (quando o Nubank é o banco principal do consumidor) está em 60% da base e em média cada cliente usa quatro produtos do banco digital.

Resultados financeiros do Nubank

As receitas do Nubank cresceram 38%, alcançando US$ 3 bilhões no terceiro trimestre de 2024, ante US$ 2 bilhões de um ano antes. O faturamento foi impulsionado pelo avanço da carteira de crédito, aquisição de clientes e expansão da receita média por cliente ativo (ARPAC).

As despesas operacionais subiram 41%, de US$ 503 milhões para US$ 625 milhões, devido aos gastos com marketing. Mas, com o aumento do faturamento, o Opex teve uma queda de 3 p.p de representatividade no total dos ganhos, de 24% para 21%.

O lucro líquido cresceu 82%, de US$ 303 milhões para US$ 553 milhões.

Carteira, depósitos e ARPAC

A carteira de crédito do Nubank atingiu um total de US$ 21 bilhões, aumento de 47% contra US$ 15,5 bilhões do segundo trimestre de 2023. Desse volume, US$ 15 bilhões estão em cartão de crédito, um incremento de 33% ante US$ 12 bilhões de um ano antes. E o empréstimo praticamente dobrou (97%) em um ano, de US$ 3 bilhões para US$ 5,7 bilhões.

Com isso, o crédito segue na liderança com 73% do total da carteira, mas com queda de 7 p.p. se comparado com 80% de um ano antes. E o empréstimo subiu 7  p.p., de 20% para 27%.

Em depósitos, o Nubank registrou US$ 28 bilhões, um crescimento de 48% contra US$ 25 bilhões de um ano antes. Em volume transacionado, o banco digital contabilizou US$ 31,3 bilhões, alta de 7% contra US$ 29 bilhões.

A ARPAC é de US$ 11, alta de 25% contra US$ 10 do segundo trimestre de 2023. Mas o banco reforça que algumas bases mais maduras chegam a render US$ 25. Esse resultado foi puxado principalmente pelo avanço do Nubank no México e na Colômbia.

Imagem principal: Frente do Nubank na zona oeste de São Paulo (crédito: Assessoria/Nubank)

 

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