O executivo Marcio Chaer deixará a direção do capítulo latino-americano da Mobile Marketing Association (MMA) ao fim deste ano. Trata-se de uma decisão pessoal tomada por Chaer, que pretende descansar no começo de 2013 antes de aceitar novos desafios.

À frente da MMA por 1 ano e 8 meses, sua gestão foi marcada pelo esforço em educar o mercado publicitário sobre o uso do celular enquanto ferramenta de marketing e canal de mídia. Mais de 350 profissionais de marketing e de agências participaram de workshops organizados pela MMA nesse período. Chaer destaca também o esforço de trazer grandes marcas de volta para a MMA e de estimular a participação dos membros.

Além disso, a entidade se expandiu para fora do Brasil: foram abertos escritórios no México e na Argentina, e está tudo pronto para o lançamento de operações na Colômbia e na América Central, esta última com sede na Costa Rica. Em número de associados, houve um crescimento de 60% na região, junto com uma maior pluralidade de nacionalidades. Agora são cerca de 80 membros, dos quais metade são brasileiros. "Antes a MMA LatAm era praticamente uma MMA Brasil", lembra. A diversidade também se reflete no conselho regional da entidade, composto por 20 membros sendo seis brasileiros, cinco mexicanos, cinco argentinos e quatro colombianos.

Futuro

O novo diretor operacional da MMA LatAm será escolhido pelo conselho mundial da associação no começo do ano que vem. Chaer, por sua vez, está estudando propostas de marcas, agências e empresas de telecom e promete continuar colaborando com a MMA.

Artigos

Em 2012, Chaer escreveu dois artigos sobre mobile marketing para MOBILE TIME:

Mobile marketing: o caminho que não tem mais volta

Cannes estreia categoria mobile com cases de engajamento e transformação