A Smart Fit, rede de academias do Grupo Bio Ritmo, vem apostando em dois aplicativos para aumentar a recorrência e a atração de novos alunos. O primeiro é o Smart Nutri (Android, iOS), um app pago com sugestões de cardápio de acordo com objetivos e estilo de vida do cliente. O outro é o Smart Fit Coach (Android, iOS), app gratuito que dá opções de exercício ao usuário. Ambos foram lançados neste ano.
O Smart Fit Coach acumula 1 milhão de downloads e tem 330 mil usuários ativos. O Smart Nutri, por sua vez, tem 28 mil usuários, dos quais 20 mil são pagantes e os outros 8 mil estão em período de degustação, de acordo com dados de outubro. Até o final do ano a empresa quer atingir 1,25 milhão de usuários no Smart Fit Coach e 35 mil pagantes no Smart Nutri.
“Nosso foco está muito nas iniciativas mobile”, disse Douglas Joaquim, gerente de UX na Smart Fit. “Queremos ajudar as pessoas a mudarem o pensamento sobre as atividades físicas”.
Tecnologia
Ambas as aplicações são baseadas em inteligência artificial. No Smart Fit Coach, o aluno tem ajuda da Coach Julia, bot que dá opções de treino aos usuários em qualquer uma das 700 unidades da rede no Brasil. Ao todo o app tem 5,8 mil treinos que foram criados com apoio dos 4 mil professores da empresa. Dentro das academias, os professores portam tablets para ajudar os seus clientes a criar um plano de treino dentro do app. Por sua vez, o Smart Nutri oferece uma dieta ao consumidor com base em informações que ele preenche após sua instalação. Com os dados informados, o app oferece mais de 1,7 mil variações de cardápio, sendo um sempre diferente do outro. Ainda há apoio com nutricionistas via chat.
Modelo de negócios
O Smart Nutri custa a partir de R$ 39,90 por mês para qualquer pessoa. E o Smart Fit Coach é gratuito para os alunos da rede de academia, mas será pago para pessoas que não são associados da Smart Fit, após a instalação de novas funcionalidades.
“Cada marca do grupo tem sua gestão. Essas iniciativas estão dentro do universo da Smart Fit, mas, pensando no universo do grupo, os apps podem virar white label para outras marcas”. O grupo controla as marcas Bio Ritmo, Race Bootcamp, Nós e Vidya.
“Um exemplo são os botões para chamar o professor, o smart help. Ele foi criado na Smart Fit e foi para a Bio Ritmo. Hoje, a nossa necessidade é ampliar as operações do analógico para digital. A Smart Fit é mais digital. A Bio Ritmo está em transição, ainda é mais analógica”, concluiu.
Próxima etapas
Sobre as novas funcionalidades, Joaquim promete um cronograma amplo de atualizações até o primeiro trimestre de 2020: “Estamos na segunda fase do processo, que vai até janeiro e engloba funções como mudar plano, lotação de uma academia e agendar aula. Depois, vamos plugar a parte de conteúdo. Vamos comercializar o conteúdo por assinatura, uma espécie de Netflix do fitness. Até março teremos todas as frentes completas”, informou.