O novo modelo de IA generativa do Google, o Gemini, ganhou sua versão em português. A versão Pro do SLM (small language model, em inglês) chega no Google Cloud em versão public preview, de forma gratuita para desenvolvedores e organizações, tanto no Vertex AI quanto no AI Studio.
No AI Studio, os desenvolvedores poderão explorar o Gemini para criar códigos e integrá-los em seus aplicativos. O Google também anunciou a incorporação do Gemini no Duet AI para o Google Workspace, disponível por enquanto apenas em inglês, e no Duet AI para desenvolvedores.
Já no Vertex AI, as inserções de destaque do Gemini são:
– acesso gratuito ao Gemini Pro e ao Gemini Pro Vision via Google AI Studio e Vertex AI, com até 60 solicitações por minuto;
– inclusão de recursos como: chamadas de função, embeddings, recuperação semântica e contextualização de conhecimento e funções de chat;
– disponível em 180 países e territórios e em 38 idiomas, entre eles o português.
– o Gemini é text-to-text, ou seja, gera texto como entrada e como saída. Mas foi criado um endpoint Gemini Pro Vision, capaz de aceitar também imagens como entrada e texto como saída para casos multimodais.
Segundo o Google Cloud, a empresa deverá apresentar melhorias do Gemini Pro no Vertex AI nas próximas semanas.
Entre as melhorias já anunciadas pela empresa estão que o Gemini Pro também poderá ser encontrado em breve no Vertex AI Search and Conversation, para a criação de aplicativos de produção. A ideia é acelerar o desenvolvimento que antes podia levar meses para dias ou horas.
Outra é a possibilidade de usar o Gemini Pro para melhorar recursos de resumo de pesquisas e gerações de respostas no Vertex AI.