A CCR está quase concluindo um projeto de modernização dos sites das dezenas de ativos que administra, como rodovias, aeroportos e sistemas de mobilidade urbana. A iniciativa começou em 2021 com o objetivo de construir uma identidade visual comum a todos os sites e atender a três prerrogativas: ser mobile first, prezar pela acessibilidade e fortalecer o SEO (search engine optimization).

“A CCR é o maior grupo de mobilidade da América Latina. Conforme acontecem leilões, a empresa participa e vai ganhando concessões. Com isso, herdamos sites antigos. Quando assumi esta cadeira, tínhamos 39 sites diferentes: 11 rodovias, 20 aeroportos, 7 ativos de mobilidade urbana e o site institucional do grupo. Eram nove empresas de design diferentes, cada site com uma arquitetura ou tecnologia diferente. Não havia um trabalho de SEO, o Google não entendia o que era o grupo CCR. E os sites não estavam otimizados para mobile”, relata Mauricio Tortosa, diretor de experiência do cliente do grupo CCR, em conversa com Mobile Time. “Era preciso dar um passo atrás para dar três à frente”, resumiu.

ccr

Maurício Tortosa, do Grupo CCR (crédito: divulgação)

Para executar o projeto, foi contratada a consultoria Try, especializada em UX, que montou para isso uma força-tarefa de profissionais com dedicação exclusiva à iniciativa. Foi adotado um novo sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), provido pela Adobe, para uniformizar a gestão de todas as páginas. Através dele, foi desenhada uma identidade visual comum, construída de forma modular, com componentes que são reaproveitados em cada nova página. Isso garantiu velocidade e ganho de escala na produção dos novos sites.

O projeto começou pelo site institucional do grupo CCR e depois foi expandido para aqueles de rodovias e aeroportos.

Novos sites do grupo CCR, novos serviços

A simplicidade no design e a entrega de serviços relevantes estão entre as premissas dos novos sites. “Um site na web não é uma campanha (publicitária). É preciso calibrar narrativa e tom. A conversa precisa ser leve”, explica Ercília Galvão Bueno, fundadora e CEO da Try, também em conversa com Mobile Time.

Naqueles de rodovias, por exemplo, é apresentado um mapa com as condições de trânsito em tempo real e também um botão de SOS, em destaque no alto das páginas. Entre as rodovias administradas pelo grupo estão a Presidente Dutra, a Rio-Santos e a ViaLagos.

ccr

Home móvel do novo site da Via Dutra

Nos sites de aeroportos, o foco está nos principais serviços para quem transita neles, a começar por orientações sobre como chegar e sair (localização, estacionamento, transporte público), até um painel com horários de pouso e decolagem dos próximos voos, com informações atualizadas em tempo real pelo mesmo sistema que alimenta os painéis no saguão de passageiros. Também são listados todos os serviços disponíveis em cada aeroporto (Wi-Fi, salas VIP, mirantes) e as lojas existentes.

Os 17 aeroportos nacionais administrados pela CCR estão localizados em Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG (Confins e Pampulha), Goiânia/GO, Pelotas/RS, São Luis/MA, Uruguaiana/RS, Bacacheri/PR, Bagé/RS, Foz do Iguaçu/PR, Imperatriz/MA, Joinville/SC, Londrina/PR, Navegantes/SC, Palmas/TO, Petrolina/PE e Teresina/PI.

A modernização dos sites gerou impactos positivos imediatos na audiência. “O tráfego no mínimo dobrou. Em alguns, triplicou. No site institucional do grupo, quadruplicou. O tempo de carregamento caiu a menos da metade. E as buscas aumentaram enormemente”, relata Tortosa.

Mobilidade urbana, a próxima etapa

ccr

Ercília Galvão Bueno, da Try (crédito: divulgação)

A próxima etapa será a modernização dos sites das concessões de mobilidade urbana, como as linhas 4, 5 e 9 do metrô de São Paulo, a linha 9 dos trens metropolitanos de São Paulo, as barcas do Rio de Janeiro, o VLT carioca e o metrô de Salvador.

Será incluído na home qualquer alerta sobre problemas operacionais em tempo real. Também serão feitas páginas separadas para cada estação de metrô, destacando o comércio no interior e as atrações próximas.

Tortosa resume a importância da reconstrução dos sites do grupo: “A CCR está presente em 13 estados, impactando diretamente 250 municípios. Metade da população adulta do país é nossa cliente. Era imprescindível que nossas informações estivessem disponíveis na web para serem encontradas rapidamente”.

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!