O Telegram (Android, iOS) bloqueou mais de 15,43 milhões de canais e grupos ao longo de 2024. Por mês, a média é de cerca de 1 milhão de remoções de canais e grupos, e 10 milhões de pessoas banidas por violaram as regras do app de mensageria.

Do total de canais e grupos bloqueados, aqueles com materiais de abuso sexual infantil foram 704 mil.  E comunidades relacionadas ao terrorismo, com apelos à violência e propaganda temática, foram 129,1 mil banidas.

Para mostrar o trabalho de monitoramento, o Telegram lançou uma página em seu site que apresenta todos esses números e que é atualizada diariamente.

O Telegram conta com uma equipe de moderadores que fazem o trabalho de bloqueio, ferramentas de detecção automatizadas com IA, e parcerias com instituições, além das denúncias feitas pelos próprios usuários.

Telegram

Visão Geral da Moderação do Telegram – Total de Grupos e Canais Bloqueados. Crédito: reprodução de página

“Esses resultados impressionantes foram possíveis graças aos seus relatos, bem como nossos sistemas de detecção automatizados e ferramentas alimentadas por IA. No entanto, grande parte desse trabalho permaneceu nos bastidores. O público não estava totalmente ciente da extensão de nossos esforços de moderação, e os meios de comunicação frequentemente se baseavam em informações desatualizadas de partes do nosso site que não eram atualizadas há uma década”, escreveu Pavel Durov, CEO do Telegram, em seu canal na última quinta-feira, 12.

As formas de moderação do Telegram

Nos painéis, é possível ver quantos grupos e canais foram removidos na última quinta-feira, por exemplo (49,72 mil), e que, o dia 30 de novembro foi aquele com maior número de bloqueios: 57,10 mil.

As ONGs que contribuíram para remoções de conteúdos relacionados à pornografia infantil também são destacadas e o app apresenta os e-mails para caso o usuário queira fazer uma denúncia ([email protected] ou [email protected]).

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!