Lançado em outubro de 2012 para o sistema operacional iOS, o aplicativo do programa “Meu Prato Saudável” é o segundo app de saúde mais baixado na categoria de saúde da App Store e conquista cerca de 1 mil novos usuários por mês. O app é iniciativa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto do Coração (Incor), unidades ligadas à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Com ele, é possível acompanhar os valores nutricionais atingidos em cada refeição e comparar com os valores nutricionais ideais conforme o perfil de cada usuário. “As pessoas, em geral, não têm muita noção do que estão consumindo, e os aplicativos de nutrição geralmente só disponibilizam o número de calorias. O diferencial do app Meu Prato Saudável  são as informações nutricionais completas sobre os alimentos”, explica Miriam Furtado, nutricionista do programa.

O app permite, ainda, compartilhar as fotos das refeições de cada usuário no mural do Meu Prato Saudável e participar de uma espécie de ranking do programa, conforme a pontuação obtida pela refeição inclusa. “Funciona como uma rede social, em que o usuário tem um perfil e pode adicionar amigos”, diz a nutricionista.

Segundo Miriam, o app ganhará nos próximos três meses uma versão para Android. Mas as novidades não param por aí: a ideia é lançarem versões específicas do app para gestantes, atletas ou para indivíduos que queiram perder peso. Além disso, pretende-se realizar ações para promover o app fora das fronteiras de São Paulo. Nesse sentido, já há uma parceria com a Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro para realizar ações que tornem o app conhecido pela população. “Em São Paulo, fizemos ações no metrô e nas escolas. No Rio queremos fazer algo desse tipo também”, planeja Miriam. A expectativa do programa é torná-lo conhecido em todo o Brasil até a Copa do Mundo de 2014.