O SMS está entre os meios mais utilizados para que as pessoas se comuniquem atualmente. Uma pesquisa global da consultoria Informa mostra que 17,6 bilhões de SMS foram enviados diariamente durante 2012, e 19 bilhões de mensagens foram enviadas por meio de aplicativos.
O mercado só tende a crescer: até o final de 2013, a estimativa é que 41 bilhões de mensagens sejam enviadas diariamente por meio de aplicativos, enquanto as mensagens de texto pelo celular devem chegar a 19,5 bilhões diários.
As empresas também podem utilizar as mensagens de texto como aliadas para contatar clientes e, até mesmo, reduzir custos, já que o custo do SMS pode ser 70% menor que o de uma ligação.
Confira dicas de como o SMS pode ser útil às empresas:
Lembrete de fatura: Enviar mensagem ao cliente com lembrete da data do vencimento, além de ser comodidade para ele, pode aumentar o índice de pagamentos dentro do prazo. As mensagens podem informar o valor e até mesmo o código digitável do boleto bancário.
Contas em atraso: Bastante parecido com o ponto acima, o SMS para contas em atraso funciona muito como um lembrete, e deve ser tratado com bastante paciência, uma vez que pode até mesmo ser um problema da rede bancária que ainda não repassou o pagamento. Por isso, mensagens de que o pagamento não foi identificado e um pedido de desculpas caso já tenha sido efetuado é a melhor opção para esse tipo de contato.
Número de protocolo: Nada pode ser mais complicado para um cliente do que ter que anotar o imenso número de protocolo. Enviar um SMS com esse código é o melhor dos cenários para o usuário, que sai mais contente, e também para o atendente, que não precisa ficar repetindo o número.
Alertas e monitoramento: Muito utilizado nas áreas de TI, o SMS é ótima opção para alertar os técnicos responsáveis em eventuais acontecimentos, como servidores desligados, espaço em disco acabando, servidores que deram boot, além de monitorar e informar também no caso de estabilização dos sistemas.
Confirmação de eventos: O SMS é perfeito para realizar confirmações, como, por exemplo, de consultas médicas. É mais prático e menos incômodo do que realizar a ligação avisando da consulta. Ao receber a mensagem de texto, o paciente responde apenas com a palavra sim.