Em novembro de 2012, a companhia de Metrô de Melbourne, na Austrália, lançou um vídeo criativo para alertar sobre os riscos à segurança em suas estações. Era uma animação intitulada "Dumb Ways to Die" e mostrava uma série de formas estúpidas de morrer, sempre com personagens fofinhos. O sucesso foi estrondoso e o vídeo correu o mundo, de forma viral, através das redes sociais.
Agora, a campanha "Dumb Ways to Die" ganhou uma versão móvel, com um game homônimo para Android e iOS. O usuário precisa escapar de mortes estúpidas, como ter suas partes íntimas devoradas por piranhas em um rio, ou ser engolido por um urso depois de cutucá-lo com uma vara, ou, como não poderia faltar, ser atropelado por um trem do metrô. Na prática são vários minijogos, um atrás do outro, e que vão exigindo cada vez mais rapidez do usuário. O mais engraçado (e fácil) é um em que aparece um botão vermelho e a inscrição: "não aperte o botão vermelho", simples assim. Se desobedecer a ordem… bem, jogue para ver.
Os gráficos são estilosos e a trilha sonora da entrada é viciante – depois de três partidas eu já estava assoviando a melodia. Para estimular a pessoa a continuar jogando apesar da repetição dos desafios, "Dumb ways to die" oferece a liberação de novos personagens em sua estação de metrô a cada novo recorde de pontos atingido. É um game que talvez enjoe depois de uma semana, mas mesmo assim vale o download pela criatividade.
Link para download na Google Play
Link para download na App Store