A Leucotron, uma empresa de software e serviços para telecomunicações, possui mais de 25 clientes em sua aplicação mais recente, a Cloud Phone (Android), que passou a ser oferecida há cerca de seis meses. De acordo com José Francisco Braga, diretor de operações da companhia, a ideia da solução é ser uma alternativa na nuvem para digitalizar o atendimento via 0800 e reduzir os gastos com ligação por voz.
“Temos algumas empresas usando para substituir o 0800. Inclusive, o nosso ‘Fale Conosco’ é o produto em si”, diz Braga. “Para o mercado, nós temos negociado com vários tipos de companhias, como transportadoras e empresa de atendimento e suporte ao cliente. E temos alguns hotéis usando o Cloud Phone para falar com o hóspede. Eles tiraram o telefone no quarto e fazem o atendimento por app. Tem uma empresa que tem hoje 14 mil ligações por dia”.
Baseado na nuvem e com integração por API, o Cloud Phone pode ser colocado em um site, aplicativo da empresa, app do Cloud Phone, e é um serviço white label. Por outro lado, a empresa adiciona a aplicação dentro de sua estrutura de PABX ou URA de atendimento. Entre suas outras funções estão: estipular horário para o número na nuvem receber ligação; integrar a um CRM; criar sala de teleconferência.
Para o usuário final não há restrição de acesso, exceto pelo horário estipulado por algumas empresas. O contato pode ser feito por qualquer dispositivo, desde que esteja conectado em uma rede celular (2G, 3G ou 4G) ou Wi-Fi. A ideia da companhia é facilitar e agilizar o atendimento do consumidor.
“O público-alvo são empresas com SAC, 0800, atendimento do canal comercial, help desk, que precisam falar com cliente, funcionário ou associado. Um exemplo são as transportadoras que temos como clientes. Elas criaram um para os caminhoneiros falarem direto com a empresa”.
Modelo e negócios
O business model do Cloud Phone é baseado em SaaS. Os usuários contratam canais para receber os atendimentos. Cada empresa deve contratar, no mínimo, dois canais, mas, segundo Braga, a maioria contrata pelo menos quatro canais (R$ 500). E, quando necessário, amplia esses canais durante uma campanha de marketing ou atendimento.
Com a venda da aplicação sendo feita por 300 parceiros e canais, a Leucotron pretende criar um modelo de comercialização por site, uma vez que a solução é simples de ser integrada dentro de uma empresa – não requer instalação de hardware.
Dos segmentos que mais espera atrair clientes, o executivo aponta as empresas de SAC. Em sua visão, as firmas de atendimento ao cliente estão procurando soluções que reduzam custos e ampliem margens em suas operações.
Finanças
Dentro dos negócios da Leucotron, Braga explicou que o Cloud Phone traz receita para a empresa hoje, mas ainda é pequena. Sem revelar valores, ele afirma que a companhia espera que o Cloud Phone será uma das principais frentes da companhia, uma vez que a sua empresa migrou de um negócio de telefonia para software e serviço.
Após cinco anos dessa mudança, a Leucotron possui atualmente um terço de sua receita oriunda de serviços.