Itaú; Rede

Slide da apresentação da Análise do comportamento de Consumo do Itaú a partir da Rede do 4T22. Imagem: reprodução/ Itaú

O Pix encerrou o ano de 2022 com 23% do market share de valor transacionado nas compras no varejo no Itaú. O cartão de crédito continua em primeiro lugar, com 58%, e o de débito, na terceira posição (18%). No valor transacionado, o Pix registrou aumento de 83% no 4T22 na comparação com o mesmo período do ano anterior e o tíquete médio dos pagamentos instantâneos ficou em R$ 348,60.

Os cartões de débito (+6%) e crédito (+16%) registraram aumentos, porém “dentro da normalidade”, como explicou Mário Miguel, diretor de Cartões do Itaú, em conversa com a imprensa nesta terça-feira, 14, para apresentação  da Análise do Comportamento de Consumo do quarto trimestre de 2022.

Como um todo, ou seja, levando em consideração os três meios de pagamento, o valor transacionado no varejo apresentou incremento de 19% ano contra ano e a quantidade de transações teve aumento de 15%. Vale dizer que todos os dados aqui apresentados são pagamentos de CPF para CNPJ.

“Ainda há espaço de crescimento do Pix. É algo que vamos incentivar e acelerar. Ao longo deste ano haverá uma normalização do crescimento. E tem a agenda do BC que pode ajudar no deslocamento de percentuais transacionados”, avalia Mário Miguel. A título de comparação, o crescimento em valor transacionado do Pix no 3T22 foi de 70%.

Entre as curiosidades apresentadas por Miguel estão os maiores crescimentos em quantidade de transações por Pix nos seguintes setores: loterias e apostas (+2.254%), exposições e festas (+697%); biblioteca (+640%); telefonia (+347%); e bancos (+ 327%).

Pagamento por aproximação

Os pagamentos por meio da tecnologia NFC também ganharam destaque na Análise do Comportamento de Consumo da Rede. Em quantidade transacionada, houve incremento de 125% ano contra ano e em valor transacionado o aumento foi de 119% na comparação com 4T21. O Itaú considera não apenas os cartões com NFC, mas também as carteiras digitais, neste caso.

Na comparação com inserir o cartão e aproximar, o market share ficou em 83% para inserir e 17% para aproximar. Vale dizer que a modalidade tinha 1% no 4T20.

Cartão virtual

Em pagamentos online, o cartão virtual alcançou 21% das transações, uma tendência que segue aumentando. O cartão físico continua forte (79%), porém em queda (de 8 pontos percentuais na comparação com 4T21).

O valor transacionado nos cartões virtuais registrou alta de 86% e em quantidade transacionada o aumento foi de 126% ano contra ano.

 

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