Ilustração: La Mandarina Dibujos

A Take Blip, empresa de soluções de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, atingiu a marca de R$ 650 milhões de receita recorrente anual, em 2022, um aumento de 90% em relação a 2021.

O incremento reflete o crescente uso de plataformas de mensageria, como WhatsApp (Android, iOS) e Instagram (Android, iOS) como ferramentas no relacionamento entre empresas e consumidores. Cerca de 2,4 mil marcas eram clientes Take Blip, em 2021, utilizando a plataforma para atendimento, vendas e engajamento. Em 2022, esse número saltou para 3,5 mil, um aumento de 72%. Entre elas, estão marcas como Coca-Cola, Itaú, Claro, Dell, XP Investimentos, WeWork e GM.

Em 2022, a companhia também alcançou 24 bilhões de mensagens trafegadas em chatbots desenvolvidos por ela. Ao longo deste ano, a Take Blip conquistou clientes em mais de 28 países, como EUA, México, Portugal e Espanha. Os setores que mais investiram em comércio conversacional foram telecomunicações, financeiro e automobilístico.

No primeiro trimestre de 2022, a Take Blip adquiriu a Stilingue, empresa de inteligência artificial IA brasileira, que possui plataforma de social listening, permitindo uma escuta ampla e em tempo real de tudo que está ocorrendo nas redes sociais. Com a aquisição da Stilingue, a Take Blip passou a cuidar da jornada completa do consumidor: o entendimento, o comportamento das pessoas, as campanhas de marketing, o incremento de vendas e o cuidado personalizado do pós-venda. Para 2023, os planos são integrar totalmente as equipes e os produtos da companhia à Take Blip.

A empresa informou que continuará prospectando oportunidades de novas aquisições, em 2023. A expectativa é que a companhia cresça pelo menos 70% neste ano, gerando caixa. A previsão é de que o setor continue a receber investimentos, principalmente estimulado pelo avanço da IA em chatbots e outros serviços relacionados, segundo Roberto Oliveira, CEO e cofundador da Take Blip.