Foi publicado nesta quarta-feira, 14, no Diário Oficial da União, os representantes, titulares e suplentes para compor o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), cujo presidente será Ivan de Sousa Corrêa Filho, atual secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).

Cada ministério terá um representante no CNCIber. Haverá ainda representantes da sociedade civil. Neste caso, a titular da primeira representação é Patricia Peck, advogada especializada em direito digital e sócia do escritório Peck Advogados.

A segunda representação ficou com Louise Marie Hurel Silva Dias – pesquisadora de segurança cibernética e governança da Internet. E na terceira representação, Juliana Abrúsio Florêncio, advogada especialista em direito digital.

As instituições científicas, tecnológicas e de inovação que estão relacionadas à área de segurança cibernética também possuem representantes no CNCiber. São eles:

Primeira representação: Marcos Aurélio Guedes De Oliveira (professor de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco);

Segunda representação: Sérgio Luís Ribeiro;

Terceira representação: Luca Belli (professor e pesquisador de direito e tecnologia da FGV).

E, por fim, pelas entidades do setor empresarial estão:

Primeira representação: Rodrigo Jonas Fragola (presidente da regional do Distrito Federal da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro-DF);

Segunda representação: Milton Vinicius Morais de Lima;

Terceira representação: Natasha Torres Gil Nunes (diretora jurídica e de gestão da Conexis Brasil Digital).

A portaria entrou em vigor já nesta quarta-feira, e a participação no CNCiber é considerada prestação de serviço público relevante.