O Instituto Claro realizou nesta sexta-feira, 14, a escolha dos finalistas da 13ª edição do Campus Mobile, o concurso de inovação e empreendedorismo de estudantes universitários e recém-formados para projetos que envolvam o uso de tecnologias móveis em diversidade, educação, entretenimento, saúde, agronegócios e cidades inteligentes.
Ao todo, 18 projetos de startups de nove estados foram escolhidos para a próxima fase que envolve uma apresentação para uma banca examinadora na próxima edição do Web Summit que acontecerá no final de abril no Rio de Janeiro. São elas:
- Diversidade: Timbrasom e ToinToin e Vozes na Tech;
- Educação: Explorador do Universo, Horizontes e Rumos;
- Entretenimento: A Oscilonauta, Lectio e Ritmia
- Green tech & agtech: Herbaria, Horti Fácil e ZeaTech;
- Saúde: OncoSafe, ProteJá e Shanti;
- Smart Cities: Composting Sense, PassaBot e Waker APP.
A escolha por esses projetos envolveu uma imersão ao longo desta semana com programação, palestras mentoria no Inova USP e rodadas de apresentação dentro da Claro, algo que envolveu profissionais do mercado e da academia para avaliar as startups.
Ao todo, 793 jovens de 24 estados inscreveram 389 ideias para o Campus Mobile. Desses, 230 estudantes e recém-formados com 102 projetos foram selecionados para a semana de imersão. O projeto conta ainda com embaixadores que são ex-participantes (remunerados) que apoiam e dão mentoria às startups em cada categoria.
Próxima etapa do Campus Mobile
Agora, os finalistas vão ao Web Summit. Essas startups terão dois meses para entregar as metas e apresentarem o produto mínimo viável (MVP) de seus projetos. Apenas seis startups serão escolhidas como vencedores. Como prêmio, ganharão viagem para o Vale do Silício para visitar big techs e a aceleradora parceira da Claro, Plug and Play.
A viagem deve ocorrer em setembro e, paralelamente, o Instituto Claro abrirá as inscrições para a 14ª edição. Anualmente, o Campus Mobile é feito em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro.
Impacto social
Em conversa com Mobile Time, Flávio Rodrigues, gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Claro e do Instituto Claro, disse que o intuito do projeto é gerar impacto social através da inovação. Com este cenário, a edição atual do projeto contou com 48% pessoas pretas e pardas e 42% mulheres, além disso, a vasta maioria são alunos de universidades públicas.
Imagem principal: 18 finalistas da 13ª edição do Campus Mobile (divulgação: Instituto Claro)