O TikTok (Android, iOS) voltou às lojas de aplicativos Google Play e App Store nos Estados Unidos para download na noite desta quinta-feira, 13. No mês passado, o presidente Donald Trump suspendeu a aplicação da proibição do TikTok por meio de uma ordem executiva. No entanto, a Apple e o Google relutaram em trazer o TikTok de volta até terem certeza de que não estariam violando a lei.

Conforme explicado no New York Times, a Apple e o Google haviam recebido recentemente cartas do Departamento de Justiça garantindo que não enfrentariam multas por manter o TikTok em suas lojas de aplicativos. A ordem executiva assinada por Trump no mês passado solicitava que uma “orientação por escrito” fosse enviada.

O aplicativo de mídia social da ByteDance havia sido removido das duas lojas em 18 de janeiro, momentos após o próprio TikTok interromper temporariamente o serviço nos EUA em resposta a uma lei de segurança nacional que entrou em vigor no dia seguinte.

O app voltou ao ar depois que o presidente Trump anunciou que adiaria a aplicação da proibição. Em seu primeiro dia no cargo, ele assinou uma ordem executiva estendendo o prazo da lei por mais 75 dias, até 5 de abril.

Trump sugeriu que se fizesse uma joint venture em que os Estados Unidos – uma empresa, por exemplo – tivesse 50% de participação.

E, apesar de ter sido removido por cerca de um mês, o TikTok já havia recuperado cerca de 90% do tráfego que tinha antes de 19 de janeiro, de acordo com dados da Cloudfare Radar.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!