O Galaxy S 4, novo smartphone top de linha da Samsung, foi apresentado com pompa e circunstância em uma cerimônia de gala na noite desta quinta-feira, 14, em Nova Iorque. O aparelho inaugura a era dos celulares octa-core: ele terá uma versão com processador de oito núcleos de 1,6 GHz e outra quadcore de 1,9 GHz. Outra novidade que chama a atenção é o controle gestual captado pela câmera frontal: é possível realizar uma série de comandos sem encostar na tela do aparelho. Tradutor instantâneo, uso simultâneo das duas câmeras, 4G global, acessórios de saúde e sensores de temperatura e umidade estão também entre as novidades – estas duas últimas foram adiantadas por MOBILE TIME no começo da semana. O produto deve chegar às lojas do mundo inteiro no fim de abril. 327 operadoras em 155 países encomendaram o produto.
O S 4 é um pouco maior que o S III: sua tela tem 5 polegadas, é Full HD Super Amoled e usa o vidro Gorilla Glass 3. Pesa 130 g e tem 7,9 mm de espessura. Sua conectividade 4G no padrão LTE será global, funcionando com todas as frequências e tanto no padrão FDD quanto TDD (este último é usado na China). Ou seja: ao contrário do iPhone 5, o S 4 vai operar nas redes de quarta geração brasileiras, na frequência de 2,5 GHz. É também o primeiro smartphone com sensores de temperatura, umidade e pressão embutidos. Completam as especificações básicas: sistema operacional Android 4.2.2 (Jelly Bean); 2 GB de memória RAM; armazenamento de 16, 32 ou 64 GB; entrada para cartão de memória microSD; câmera traseira de 13 MP e frontal de 2 MP; bluetooth 4.0; bateria de 2.600 mAh.
Sensor gestual
Uma das grandes novidades do S 4 é o uso da câmera frontal para captar gestos do usuário. Pode-se atender chamadas, trocar de página ou rolar a tela com gestos manuais, sem encostar no telefone. Uma das funcionalidades foi batizada de "smart pause": se o usuário estiver assistindo a um vídeo e tirar os olhos da tela, a reprodução é interrompida. Ela só recomeça quando o usuário volta a olhar para a tela. Também se pode usar a voz para comandar o aparelho, o que é útil especialmente quando se está dirigindo. Ou seja: depois da interface com tela sensível ao toque, os smartphones começam agora a prescindir do toque para serem controlados, tornando-se "touchless".
Tradutor
O S 4 traz um tradutor instantâneo em nove línguas: inglês, português, espanhol, francês, alemão, italiano, chinês, japonês e coreano. O software funciona com tecnologias de text to speech (TTS) e speech to text (STT). Ou seja: o usuário pode escrever um texto na sua língua e botar o telefone para falar em outra, o que é particularmente útil em viagens. E o contrário: traduzir uma fala em certa língua em um texto em outra. Também é possível usar a câmera e traduzir textos escritos no ambiente ao redor do usuário, como o menu de um restaurante. O tradutor está integrado a outras aplicações do aparelho, como o serviço de Instant Messaging da Samsung.
Inovações em foto e vídeo
Outra inovação é a possibilidade de uso simultâneo das câmeras traseira e frontal. É possível tirar uma foto ou filmar um vídeo captando as duas imagens ao mesmo tempo e compondo-as no mesmo quadro. Recurso similar pode ser aproveitado durante videochamadas: é possível transmitir as imagens das duas câmeras simultaneamente.
Há várias outras novidades envolvendo a câmera. Uma delas é a captação de áudio em fotos, funcionalidade que a Samsung batizou de "Sound & shot". A ferramenta "Drama shot", por sua vez, capta 100 fotos em quatro segundos e escolhe quatro delas para compor a imagem, o que é bacana para cenas em movimento. Isso permite também "apagar" objetos indesejados que passaram por trás do objeto focalizado.
Uma ferramenta chamada Group Play possibilita que uma mesma música seja executada por até oito S 4s diferentes que estejam próximos, cada um atuando como uma caixa de som diferente, quase como um home theater móvel. Essa funcionalidade dispensa conexão de rede e serve também para jogos multiplayer.
Por fim, merece destaque a iniciativa da Samsung em saúde: a empresa lançará junto com o S 4 alguns acessórios de m-health que se comunicam com o aparelho, como uma pulseira com podômetro, uma balança e um aparelho para medir os batimentos cardíacos.