O mercado de relógios inteligentes cresceu 24% em 2021 na comparação com 2020, segundo o estudo Global Smartwatch Model Tracker, publicado nesta segunda-feira, 14, pela Counterpoint. Somente no quarto trimestre foram enviadas mais de 40 milhões de unidades, registrando o maior embarque trimestral de todos os tempos.
A Apple segue líder com participação de 30% de mercado, mas registrou queda de 3% ano contra ano devido à concorrência mais acirrada.
A Samsung foi um dos OEMs de smartwatch mais bem-sucedidos em 2021. Seu crescimento trimestral foi superior a 200% no terceiro trimestre. Esse crescimento manteve força no último trimestre e, no fim, a sul-coreana conquistou 10,2% do market share global, tirando o segundo lugar da Huawei. A mudança para o Wear OS por meio de uma parceria com o Google parece ter funcionado bem para a marca.
A Huawei ficou em terceiro lugar com 7,7% da fatia de mercado. Apesar das contínuas sanções dos EUA, os relógios inteligentes Watch GT 3 e ao Watch Fit Mini contribuíram para que a chinesa mais que dobrasse suas remessas ao mercado global no 4T21.
Completam a lista imoo (5,2%), Amazfit (5,1%), Garmin (4,6%), Fitbit (3,8%), Mi (3,6%) e Noise (2,6%).