Apesar do fiasco depois da apresentação de sua inteligência artificial generativa, o Bard, Google vai levar IA para o Gmail e Docs. A empresa apresentou recursos nesta terça-feira, 14, que permitirão a seus usuários criar textos usando a tecnologia.

No momento, a empresa está testando os produtos de IA e tornando-os acessíveis para um grupo limitado de usuários do Workspace, que inclui Gmail e as ferramentas de produtividade do Google.

Google

Exemplo de IA na composição de um e-mail no Gmail. Imagem: Gif extraído do site do Google

As ferramentas do Google permitem que a pessoa usuária escreva no corpo do e-mail “esboçar um e-mail para a equipe” e o aplicativo emite uma nota de agradecimento de três parágrafos. O texto pode ser editado ou, caso não goste da primeira opção, o programa pode refazer.

O Google possui mais de 3 bilhões de usuários do Workspace. Isso inclui consumidores e empresas, que pagam pelas assinaturas.

A empresa não disse quando lançará os recursos amplamente, nem informou se as funcionalidades extras serão incluídas nos pacotes existentes ou terão um custo adicional.

O Google disse que ainda este ano planeja trazer recursos adicionais de IA para o Workspace, incluindo geração de fórmulas no Planilhas, imagens geradas automaticamente no Apresentações e anotações no Meet.

Google

Exemplo de como a IA pode ajudar no Docs. Imagem: Gif extraído do site do Google

O anúncio acontece no mesmo dia em que a OpenAI anunciou o lançamento de sua nova versão para o ChatGPT, o GPT-4. Em live para desenvolvedores, Greg Brockman anunciou uma série de novidades que turbinam a ferramenta de inteligência artificial generativa.