A Mobileum desenvolveu para as operadoras móveis uma solução de análise da experiência de roaming. Batizada como Roaming DNA, ela é capaz de analisar com detalhes a experiência de conectividade do cliente da operadora durante uma viagem internacional, apontando os locais e os momentos em que possa ter havido alguma queda de qualidade, por exemplo.

Dependendo da configuração feita pela operadora, é possível coletar informações até mesmo sobre as aplicações mais utilizadas durante o roaming.

A proposta é que esses dados fiquem disponíveis para o serviço de suporte ao cliente da operadora, de maneira que o atendente já esteja ciente ou possa encontrar rapidamente a informação sobre  qualquer problema que o assinante possa ter tido durante a viagem.

O Roaming DNA também contribui para melhorar o roaming steering, ferramenta de seleção de operadora para uso durante o roaming. Ou seja, além de critérios econômicos, podem ser adotados critérios de qualidade de conexão, fornecidos pelo Roaming DNA, no processo automatizado de escolha de operadora para roaming.

“É possível ver por onde a pessoa andou, as aplicações usadas em viagem, as operadoras às quais se conectou, e se teve algum problema de experiência. Isso tudo fica visível para o atendente caso o cliente ligue. E pode gerar alertas pré-configurados. O próximo passo é termos IA generativa para tirar duvidas do atendente no sistema”, descreve Bernardo Lucas, CMO da Mobileum, em recente conversa com Mobile Time durante o MWC 2025, em Barcelona.

Roaming DNA da Mobileum nos EUA

O Roaming DNA foi lançado oficialmente em dezembro e já está sendo utilizado por uma grande operadora norte-americana.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

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