Para as empresas brasileiras, a ordem é expandir a estratégia de mobilidade, segundo aponta a pesquisa do movimento de Bring Your Own Device (BYOD) realizada pela MDM Solutions em parceria com a Integrare 360° e divulgada nesta terça, 14. O levantamento diz que quase 70% das empresas que possuem estratégias de BYOD planejam ampliar os investimentos nos próximos 12 meses, e 57% planejam aumento de 10% em seus investimentos.
Segundo a pesquisa, 40% das empresas considera estar em um estágio maduro e estruturado de adoção de projetos de mobilidade, embora 30% afirmem não ter uma política formal de dispositivos como smartphones e tablets, embora permitam que todos os funcionários utilizem os próprios equipamentos. Na avaliação da MDM Solutions, o dado é preocupante por poder representar vulnerabilidade para a rede corporativa.
Ainda de acordo com o levantamento, 67% dos entrevistados esperam ganho de produtividade em tarefas operacionais, 57% preveem melhor atendimento ao cliente e 50% apostam em ganho de produtividade em tarefas de gestão. Para os gestores de TI, a maior preocupação (60%) é a segurança das informações, com a identificação do modelo mais adequado de BYOD em segundo (com 54% das respostas).
Em relação a plataformas de gerenciamento, 42,62% apostam em solução de gestão de dispositivos móveis (MDM) de forma centralizada e integrada. A ferramenta de gestão de e-mail móvel (MEM) é usada por 18,03%, e a de gerenciamento de aplicações móveis (MAM) é apontada por 14,75%.
A pesquisa foi feita com 73 empresas, 34% delas com faturamento acima de R$ 1 bilhão entre 23 de novembro do ano passado e 13 de março deste ano. Metade dos entrevistados veio dos segmentos de tecnologia e telecomunicações, com a outra metade de verticais como educação, financeiro, metalurgia e siderurgia, saúde e farmacêutico.