Enquanto nas grandes cidades brasileiras aplicativos como 99Taxis, Easy Taxi e Uber disputam o transporte de pessoas, nas rodovias nacionais os caminhoneiros estão descobrindo um aplicativo com proposta similar, o TruckPad (Android). Ele funciona como um marketplace, conectando caminhoneiros a empresas que precisam realizar entregas de cargas pelo País. Lançado no ano passado, o TruckPad já conta com 40 mil caminhoneiros cadastrados e uma média de 12 mil propostas de entregas por mês. A meta é atingir 100 mil motoristas cadastrados ao fim do ano.
Para utilizar o serviço, o caminhoneiro precisa instalar o aplicativo em seu smartphone e realizar um cadastro, informando seu CPF, as características gerais do seu caminhão e as regiões do País por onde gosta de viajar, além de enviar fotos da carteira de habilitação e da placa do veículo. As empresas interessadas em contratar o serviço, por sua vez, também precisam se cadastrar, neste caso através de um site na web, onde informam CNPJ, email corporativo, telefone e endereço. "A gente confere os dados, liga para a empresa, faz uma pesquisa mínima para saber se está tudo correto. A segurança do caminhoneiro é muito importante para o TruckPad", diz Carlos Mira, CEO e fundador do TruckPad.
Através do site web, o contratante informa o trajeto, o peso da carga e o tipo de caminhão que precisa, a data de coleta e uma oferta inicial pelo serviço. O sistema então envia a proposta para os 30 caminhoneiros mais próximos do local de coleta e que se encaixam na descrição requerida. Estes respondem pelo smartphone se estão interessados ou não. Podem também sugerir contrapropostas. Pelo site, o contratante visualiza as respostas e inicia uma negociação direta, via chat ou telefone, com o caminhoneiro, definindo os detalhes. O TruckPad não intermedia o pagamento, que é acertado diretamente entre contratante e caminhoneiro. É comum ser pago um adiantamento na data de coleta, que varia entre 40% e 70% do valor total. O restante é pago na entrega, geralmente por cartão de débito ou depósito em conta corrente.
Em seu aplicativo, o caminhoneiro vê uma previsão de quanto gastará de combustível para cada serviço, de acordo com a distância e o peso da carga, além do custo com pedágio. Pode acompanhar também notícias do trânsito e trocar mensagens com outros caminhoneiros que estejam na mesma estrada. O contratante, por sua vez, acompanha o deslocamento da carga em um mapa no site. Quando da entrega, o caminhoneiro fotografa o protocolo de recebimento e envia pelo app.
As cargas mais comumente transportadas pelo TruckPad são alimentos, roupas, produtos siderúrgicos e de construção, relata o executivo. Mas há na frota caminhões para cargas especiais, inclusive frigoríficos e caminhões cegonha.
"Somos o Uber para os caminhoneiros. Este é o último maior setor informal da economia brasileira, e movimenta R$ 70 bilhões por ano", comenta Mira. "Hoje o TruckPad é uma das maiores transportadoras de carga do mundo, mesmo sem ter um único caminhão, da mesma forma que o AirBnb é a maior rede hotelaria do mundo sem ter um quarto", compara.
O executivo sabe do que está falando: trabalhou por 35 anos em uma empresa de transportes da própria família, na qual foi de office boy a presidente executivo, e também presidiu da Associação Brasileira de Logística. Em 2012, decidiu vender sua participação acionária para familiares e concentrar toda a sua atenção no desenvolvimento do TruckPad.
Monetização
Por enquanto a única fonte de receita do serviço são patrocinadores, cujas marcas serão exibidas dentro do app. Não há qualquer plano de se cobrar pelas transações. O foco está em crescer a base. "Vamos testar outros modelos de monetização no futuro, mas não há nada definido", diz Mira.
A empresa no momento está funcionando dentro do escritório da Maplink e do Apontador, que são parceiros operacionais no fornecimento de dados sobre as estradas.
Versões do TruckPad para iOS e Windows Phone estão em desenvolvimento e devem ser lançadas em breve.