A plataforma de advertising da Verisoft foi citada no relatório Performance Index H2 2020, desenvolvido pela AppsFlyer, como a oitava companhia que mais cresce na América Latina. Esse é um dos rankings mais importantes do mercado de publicidade mobile e a empresa brasileira está presente na categoria “growth”. As três primeiras da categoria são: Digital Turbine, Google Ads e Unit Ads. A ferramenta foi lançada em 2019 e tem como principal cliente a Claro. Em conversa com Mobile Time, o diretor de desenvolvimento de negócios da Verisoft, Renato Marcondes, explicou que agora, com a plataforma consolidada, pretende bater na porta das principais empresas de telecomunicações do País. Inclusive, já está fechando negócio com uma segunda: “Agora que estamos consolidados com a Claro, queremos levar nossa expertise para as outras operadoras. Estamos com conversas avançadas com a Algar Telecom e vamos bater na porta da Vivo, da TIM e da Oi. Mesmo que elas tenham suas plataformas, não têm o mesmo volume que a gente tem”, adianta.
A AppsFlyer analisou o período de julho a dezembro de 2020 e, nesse tempo, foram realizadas 74 campanhas para médios e grandes anunciantes, gerando mais de 500 mil instalações de aplicativos no período. Vale reforçar aqui que a AppsFlyer analisa as instalações e a abertura do app. Sem a abertura, não contabiliza.
O modelo implementado pela Verisoft na Claro é o de mídia incentivada, ou seja, o usuário ganha mega bytes em troca do tempo dele. O usuário é redirecionado para o portal Saldo Zero ou de recarga. Em seguida, pode fazer a recarga ou ver uma publicidade ou responder a uma pesquisa e receber mega bytes em troca. “Um terço do tráfego da plataforma é de acesso direto pelo Claro Vantagens. O projeto pegou”, diz Marcondes.
“É um formato que o segmento tem muito preconceito. Mas conseguimos fazer campanhas de abertura de conta para banco, venda de máquina (POS) para microempresário, além de vários tipos de campanha de instalação de apps. Estamos tendo uma resposta muito positiva dos nossos anunciantes. E as campanhas têm relação forte, fazem sentido para a nossa base”, explica o diretor de desenvolvimento da Verisoft.
Vale dizer que a empresa promove campanhas que exigem tempo e dedicação do cliente da Claro e não é apenas geração de leads. “Estamos com uma campanha da Natura, no momento, para transformar o usuário em consultor. Neste caso, a pessoa precisa preencher não apenas nome, mas endereço, CPF, vários dados. E tivemos também uma campanha com uma empresa para quitação de dívidas, com desconto. É mídia útil para o momento pelo qual os nossos clientes estão passando. Não vou colocar comercial da Audi, mas comerciais que façam sentido para a nossa base”, explica Marcondes.