O Brasil tem uma nova operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), a Aquário Mobi. Sua história é diferente da maioria das outras MVNOs em operação no Brasil, que costumam mirar em uma comunidade específica, como torcedores de futebol ou fãs de uma celebridades. A Aquário é uma tradicional fabricante brasileira de antenas de telecomunicações. Trata-se de uma empresa familiar com 45 anos de vida e cuja fábrica está localizada em Maringá/PR. Ela é famosa especialmente pela produção de antenas de rádio PX, conhecidas como antenas “maria mole”, usadas em caminhões para a comunicação entre motoristas com o sistema de Serviço Rádio Cidadão. E produz também antenas para TV, conversores de TV digital e de smart TV, e sete produtos diferentes com conectividade via rede celular, entre modems, repetidores de sinal e um “celular de mesa”, que consiste em um telefone fixo conectado à rede móvel para comunicação por voz.

Na busca por criar uma receita recorrente, a Aquário enxergou uma oportunidade no mercado de MVNOs. Em vez de simplesmente vender celulares de mesa e modems, por que não oferecer junto o serviço de conectividade?

“Somos sobreviventes do setor nacional de eletroeletrônicos. Na indústria, a cada virada de mês começamos o faturamento do zero. Então fomos procurar como poderíamos gerar uma receita recorrente”, relata em conversa com Mobile Time Fernando Godoi, controller executivo da Aquário Mobi, responsável por liderar o projeto de MVNO da fabricante.

A partir de agora, os produtos com conectividade móvel da Aquário, como o celular de mesa, saem de fábrica já com um SIMcard da Aquário Mobi embutido. As embalagens também foram redesenhadas, agora com a identidade visual da MVNO. Para ativar a linha, basta escanear um QR code e fazer o cadastro online. 

“Em cinco minutos o cliente ativa o chip. O público acostumado com banco digital vai entender que nossa proposta é parecida. Entregamos uma experiência digital e não burocrática”, compara Godoi.

Os planos oferecidos pela Aquário são todos do tipo controle e podem ser semestrais ou anuais. O mais barato, que inclui apenas voz ilimitada, sem dados, por exemplo, custa R$ 39,90/mês no plano anual ou R$ 49,90/mês no semestral. Ele é voltado especialmente para quem compra o celular de mesa, equipamento que custa entre R$ 200 e R$ 220. Para os modems, há planos com dados. O mais caro tem franquia de 23 GB e voz ilimitada por R$ 199,90/mês no plano anual ou R$ 209,90/mês no semestral.

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Celular de mesa da Aquário Mobi

Projeções e rede

A Aquário comercializa cerca de 60 mil peças por ano dos seus sete produtos com conectividade móvel. Os celulares de mesa são o mais popular e representam 70% desse total. A expectativa da empresa é de conseguir para a sua MVNO uma conversão de 30% dos consumidores que comprarem seus produtos móveis a partir de agora. Vale lembrar que os pontos de venda receberão uma comissão se conseguirem ativar a linha ainda na loja.

A Aquário Mobi utiliza uma licença de MVNO credenciada e opera na rede da TIM através da plataforma da Americanet.

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Fernando Godoi, da Aquário Mobi: “O público acostumado com banco digital vai entender que nossa proposta é parecida. Entregamos uma experiência digital e não burocrática”

 

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