A partir desta quinta-feira, 14, o WhatsApp (Android, iOS) começa a testar um novo recurso que deverá expandir o conceito de grupos no app de mensageria. Chamado de Comunidades, a proposta é ser uma nova forma de organizar os grupos e formar subgrupos. Mas, ao contrário do Telegram, por exemplo, o WhatsApp não aceitará grupos com milhares de participantes. A proposta continua a mesma: de que as pessoas dos grupos se conheçam. Esta regra acontece pelo menos até o fim das eleições no Brasil, já que existe um acordo entre Meta e o TSE de que não serão feitas mudanças no aplicativo no período eleitoral.
Os participantes poderão receber, via administradores, atualizações enviadas para toda a Comunidade e organizar facilmente grupos de discussão menores. Contará ainda com novas funcionalidades como: reagir a um comentário com emojis mais rapidamente, assim como acontece no Facebook; compartilhar arquivos de até 2GB; fazer chamadas de voz para até 32 participantes.
Apenas os administradores da comunidade poderão mandar mensagens gerais, para todos. Os membros da comunidade podem conversar em grupos menores criados ou aprovados por admins. A ideia é que o limite do número de participantes dos grupos cresça conforme admins e usuários ganhem mais controle.
Vale dizer que o Comunidades não está disponível ainda, mas está sendo testado por um pequeno grupo. Por isso, ainda não foram divulgadas mais informações como, or exemplo, o número máximo de usuários. Espera-se que o limite será na casa dos milhares.
Novas ferramentas permitirão que os administradores enviem avisos a todos os participantes e façam o controle de quais grupos podem ser adicionados. Eles também poderão remover grupos e membros da comunidade. E os admins dos grupos poderão apagar mensagens ou arquivos de mídia que considerar inapropriados.
O WhatsApp também informou que vai incluir a possibilidade de as pessoas saírem de um grupo de maneira silenciosa, sem que ninguém seja notificado.
Na aba principal de cada comunidade do WhatsApp, haverá uma descrição e uma lista de grupos nos quais as pessoas podem escolher entrar, de modo a criar uma organização para as conversas de grupos maiores.
O WhatsApp manterá a restrição de encaminhamento das mensagens. Com o lançamento das Comunidades, as mensagens que já foram encaminhadas só poderão ser encaminhadas novamente para um grupo de cada vez, ao invés de cinco grupos, que é o limite atual de encaminhamento.
De acordo com o WhatsApp, as Comunidades terão a criptografia de ponta a ponta, reafirmando o compromisso da empresa com a privacidade de seus usuários.