A Aurora Coop, cooperativa de alimentos do Brasil, implementou em sua fábrica de produção de cozidos e empanados, em Chapecó (SC), uma rede Wi-Fi operando no 5 GHz, com 44 antenas e pontos de acesso de alta capacidade para cobrir toda a extensão da planta – desde a área de recebimento de matéria prima até o produto acabado, que sai para a entrega. Em parceria com a Seal Sistemas, a rede conta com uma plataforma de gestão com inteligência artificial para garantir a conexão rápida, fluida e sem intermitências, inclusive sob condições extremas: o espaço de 28 mil metros quadrados de área construída possui câmaras frias, que podem chegar a -30 graus celsius, e espaço de fritura dos alimentos.
A rede Wi-Fi foi desenhada para conectar os coletores de dados e dispositivos móveis presentes na fábrica. Não à toa, a Aurora Coop trocou o processo de apontamentos de produção e coleta de dados para novos smartphones.
Outro ponto importante da conectividade no espaço é oferecer apoio aos processos de auditorias virtuais. Assim, os clientes estrangeiros podem realizar a inspeção online, de maneira rápida e em todos os ambientes da fábrica.
O terceiro objetivo da implementação da rede Wi-Fi é permitir que os colaboradores tenham os dados necessários para embasar suas decisões.
Para isso, a rede conecta smartphones com um aplicativo capaz de coletar informações do chão de fábrica e dos equipamentos industriais adquiridos para a planta. Assim, é possível levantar dados como tempo de operação e possível necessidade de manutenção preventiva de um equipamento.
Muitas informações são acessadas em tempo real pela equipe gestora da fábrica. Entre elas: o plano de produção; volume de descarte e reprocesso; volume de produção entregue por hora; gestão do quadro de colaboradores; entre outros controles produtivos.
“Havia uma dificuldade nossa em conectar os ambientes extremamente frios e quentes. A falta de conectividade impactava diretamente na nossa eficiência operacional. Além disso, queríamos automatizar alguns processos nas nossas fábricas. A tecnologia implementada deu condições para termos no chão de fábrica aplicativos para poder coletar os dados em tempo real e tomarmos decisões”, explica Rudnei Rodrigues, analista de gestão industrial master, da Aurora Coop, em conversa com Mobile Time. O app que coleta as informações está integrado ao ERP da cooperativa.
Equipamentos
A planta de Chapecó foi inaugurada em abril de 2024 para fazer a produção de cozidos e empanados voltada para o mercado externo, principalmente, mas também para o interno.
As antenas são do modelo AP460C, da Extreme Networks, desenvolvidas para ambientes externos sob condições extremas, mas foram instalados no espaço interno para suportar a temperatura baixa das câmaras frias. Outras seis antenas de rede Wi-Fi foram instaladas do lado de fora da fábrica.
A Seal também implementou a Extreme Cloud AI (XIQ), plataforma com recursos de machine learning e inteligência artificial para levar os dados e a gestão da rede para a nuvem.
A tecnologia dispensa a intervenção humana e implementa melhorias de conexão de forma automática de acordo com a demanda de acessos. Ou seja, caso um determinado local da fábrica possua uma demanda maior por conectividade, a solução redireciona mais capacidade para a área sobrecarregada.
Fábrica no Mato Grosso do Sul
O resultado positivo da implementação da rede Wi-Fi em Chapecó fez com que a Aurora Coop acelerasse o processo de conectividade em outras plantas da cooperativa. A próxima a receber as antenas Wi-Fi será a futura ampliação da unidade Frigorífico Aurora Coop São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul.
A Aurora Coop
A Aurora Coop existe há 55 anos e possui 14 cooperativas filiadas voltadas ao processo de industrialização da proteína animal. De acordo com Rodrigues, o grupo é o terceiro maior do segmento no país e, ao todo, são 70 unidades em todo o Brasil – isso inclui unidades produtoras, administrativas, de vendas e centros de distribuição.
A empresa soma 19 plantas produtoras – abatendo animais suínos ou frango – e uma de processamento de leite. São mais de 100 mil famílias envolvidas no trabalho.