A Gerdau vai montar uma rede celular privativa (RCP) com cobertura 4G e 5G na sua unidade Miguel Burnier, localizada em Ouro Preto/MG. Trata-se de uma unidade mineradora, de onde a companhia extrai o minério de ferro que abastece sua usina de Ouro Branco, na qual a empresa já conta com uma rede celular privativa.

A nova RCP será construída pela Claro, mesma operadora que atende a Gerdau na usina de Ouro Branco. A rede contará com sete torres. A previsão é de que as três primeiras sejam implementadas até o final do ano. As restantes entrarão em operação ao longo de 2026.

A cobertura 4G e 5G privativa permitirá a adoção de várias aplicações de Internet das Coisas (IoT) para otimizar a operação e garantir maior segurança dos funcionários.

Vale destacar que a rede será híbrida: parte dela será privativa, com acesso restrito aos chips da Gerdau, e parte será pública, para garantir conectividade para a população que vive próxima à unidade de Miguel Burnier.

Gerdau e mineroduto

Diariamente, mais de 400 caminhões levam minério de ferro dessa unidade para a usina de Ouro Branco. A empresa vai construir também um mineroduto para substituir o transporte da matéria prima entre as duas unidades, em um projeto orçado em R$ 3,2 bilhões.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!