O Google remodela o seu sistema de Busca e expande a AI Overview (visão geral de IA, na tradução livre), anteriormente conhecida como Experiência Generativa de Busca (SGE), para usuários nos EUA e em breve em todo o mundo. Durante o anúncio das novidades no Google I/O, nesta terça-feira, 14, Liza Reid, chefe de Busca do Google, listou uma série de recursos no sistema de pesquisas com o Gemini integrado, com destaque para a apresentação das respostas à pesquisa, com uma série de informações e links.
Entre as novidades estão:
– recurso no Lens que permite pesquisar capturando um vídeo;
– ferramenta de planejamento projetada para gerar automaticamente um itinerário de viagem ou um plano de refeições com base em uma única consulta;
– nova maneira alimentada por IA de organizar a página de resultados em si, de modo que, quando a pessoa quiser ver restaurantes em uma nova cidade, é possível oferecer uma seleção para um encontro romântico e outra para uma reunião de negócios, sem a necessidade de perguntar.
Essas mudanças no sistema de busca estão sendo preparadas há tempos. No ano passado, a empresa criou uma seção em seus Search Labs, que permite aos usuários experimentar novos recursos experimentais, para algo chamado Search Generative Experience.
A reformulação é apresentada justamente no dia seguinte à apresentação da OpenAI para a atualização do ChatGPT, o GPT4o (“four o”), cuja IA ganha cada vez mais espaço para pesquisas das mais variadas e abertas, uma experiência diferente daquela oferecida até então pelo Google.
Na prática, o usuário faz uma pergunta e a resposta vem em formato de texto e, logo abaixo, com links para aprofundar a pesquisa.
As visões gerais de IA (AI overviews) serão lançadas esta semana para todos os usuários de pesquisa do Google nos EUA. O recurso chegará a mais países até o final do ano. A novidade aparecerá em todas as plataformas: web, dispositivos móveis e como parte da experiência do mecanismo de pesquisa em navegadores, como quando as pessoas pesquisam no Google no Safari.
Exemplos fornecidos no Google I/O
Futuramente, será possível pedir para o buscador fazer planejamentos mais complexos, como de refeições variadas para uma semana. Ao pedir um cardápio que seja saudável e fácil de se preparar, por exemplo, o Gemini ajudará com sugestões de pratos e a lista de compras, e, no fim, envia para o Gmail ou Docs.
Ou, caso a pessoa queira encontrar um espaço para fazer pilates na região perto onde o usuário mora e que ofereça descontos, o Google poderá apresentar opções, resumir avaliações e mostrar a distância deles para quem pesquisa.
Outro exemplo fornecido por Reid: uma pesquisa sobre onde ir para um jantar de aniversário em Dallas retornaria uma página com algumas “fichas” ou botões na parte superior para refinar os resultados. Isso pode incluir categorias como Dine-In, Takeout e Open Now. Abaixo disso pode haver um resultado patrocinado – o anúncio do Google – e, em seguida, um agrupamento do que o Google considera “restaurantes dignos de aniversário” ou “românticas casas de carnes”. Isso pode ser seguido por algumas sugestões de perguntas para ajustar ainda mais a pesquisa, como: “Dallas é uma cidade romântica?”
O planejamento de refeições e viagens está disponível a partir desta terça-feira no Laboratório de Busca, em inglês, nos EUA. Mais tarde, ainda este ano, o Google vai adicionar capacidades de personalização e mais categorias como festas, noite de encontros e exercícios.
“Em breve”, a ferramenta de Busca quando estiver procurando ideias, usará IA generativa para fazer brainstorming e criar uma página de resultados organizada de modo a facilitar a exploração.
imagem: Liza Reid, chefe de Busca do Google. Imagem: reprodução de vídeo/Google I/O