A OT firmou parceria com a China Union Pay e com a empresa de inteligência artificial e fabricante de relógios inteligentes Mobvoi para lançar um smartwatch com sistema Android Wear, o Ticwatch, capaz de realizar pagamentos no território chinês.
Chama a atenção que a tecnologia de m-payment da Mobvoi utiliza apenas um aceno para pagar contas. Usando o relógio no pulso, basta uma pessoa acenar em frente ao terminal de pagamento e ela concluirá a compra por meio de cartão de crédito ou débito previamente cadastrado em seu gadget.
De acordo com a OT, os relógios inteligentes terão a tecnologia de elemento seguro integrado (eSE) Pearl by OT para permitir que o wearable faça o pagamento sem contato. Assim como acontece com o Samsung Pay e Apple Pay na China, a China Union Pay será responsável pela gestão das transações finaceiras dos usuários portadores do equipamento.
Análise
O governo chinês tem incentivado as redes de adquirência e os varejistas locais a trocar seu parque de máquinas de pagamentos móveis (mPOS) por modelos que aceitem NFC. A China Union Pay sozinha tem mais de 16 milhões de terminais (móveis e caixas eletrônicos) que aceitam mais de 300 bandeiras de cartões de crédito ou débito. O governo chinês espera que todo o parque de máquinas de pagamentos esteja habilitado para NFC até 2017.