A rotina das revendedoras de produtos como aqueles da Natura, O Boticário, Amway, Tappleware e tantas outras marcas, inspirou o empreendedor Adolfo Umbon a criar o aplicativo Revendoo (Android). Depois de trabalhar por um ano e meio na Natura, e ver de perto o dia a dia dessas mulheres, Umbon reparou que elas ainda utilizavam o bom e velho caderninho para anotações de controle de vendas, estoque, pagamentos e recebíveis.

Pensando em melhorar a vida dessas profissionais, ele desenvolveu um aplicativo simples e de fácil uso para que qualquer profissional autônomo de vendas possa usar em sua rotina de controle de clientes, entregas, estoque, pagamentos, e tantas outras funções.

Revendoo

Revendoo: aplicativo que facilita a gestão de revendedores

O Revendoo foi desenvolvido em 2018 e, no mesmo ano, foram feitos testes com 30 revendedoras, da Amway e Tappleware. “Validamos o produto em outubro. Na nossa visão, o aplicativo ainda não estava ‘100%’, mas abrimos para os usuários mesmo assim, sem fazer divulgação. Nossa meta para 2019 era de 350 a 500 usuários. Mas fechamos maio com 10 mil clientes. E devemos fechar o semestre com a meta para o ano todo, que são 20 mil usuários. Depois disso, estamos evitando qualquer tipo de projeção”, disse Umbon. O sucesso também está representado no volume financeiro: em quatro meses de operação, a Revendoo já registrou um movimento no app de mais de R$ 1 milhão.

O empreendedor atribui o sucesso da plataforma ao boca a boca entre as revendedoras. “Elas fazem o trabalho de divulgação. Elas são nossas garotas propaganda”, brinca.

Funcionalidades

O Revendoo ainda permite o compartilhamento de produtos com os clientes e dispara automaticamente alertas inteligentes de CRM que lembram o revendedor sobre cobranças, entregas e aniversários de clientes, servindo de apoio para que o relacionamento com o consumidor fique mais próximo. “Nosso maior concorrente é o caderninho de anotações e o catálogo impresso. Portanto, a proposta do app é concentrar ali tudo o que a profissional precisa, inclusive os catálogos”, explica Umbon. Atualmente, o Revendoo conta com 15 catálogos da indústria, todos com fotos, entre eles: Avon, Amway, O Boticário e Natura.

O aplicativo também é capaz de informar se tem em estoque o produto selecionado ou não, assim como registrar a venda e a forma de pagamento. O Revendoo sinaliza para a revendedora quando ela precisa entregar o produto à cliente gerando uma agenda de entregas.

Um dos recursos inseridos recentemente no aplicativo é a possibilidade de a revendedora enviar o comprovante de venda por WhatsApp.

Em breve o Revendoo oferecerá a opção de a própria revendedora montar um catálogo próprio, personalizado. “Às vezes, o catálogo não representa a clientela da revendedora, como clientes LGBTQ, com vitiligo, plus size, que não se identificam com as fotos. Ao fazer uma personalização, a revendedora se aproxima ainda mais de suas clientes”, explica Umbon.

Com o aplicativo, as revendedoras otimizaram o tempo que antes era usado para olhar o caderninho. O vai e vem de páginas acabou. Segundo Umbon, a gestão do tempo melhorou, assim como a do estoque, mas houve um avanço fundamental para a vida dessas mulheres: o controle financeiro. “Agora elas têm noção do desconto que podem dar. No app, elas podem escolher entre dar um valor em reais de desconto ou em porcentagem. Com isso, conseguem visualizar melhor o valor de custo e o de venda e, com isso, passam a aplicar descontos mais realistas, de acordo com as possibilidades delas e não perdem dinheiro”.

Modelo de negócios

Por enquanto, o aplicativo é gratuito e os quatro cofundadores – além de Umbon estão Raquel Miranda, Gerson Certo e Carlos Dutra – financiaram o projeto. O time espera o negócio ganhar escala para validar o modelo de negócios, que ainda está em construção. Segundo Umbon, o mais provável é que a monetização aconteça “por meio dos recursos de inteligência que estamos preparando para diversos segmentos, incluindo o de serviços financeiros”.

 

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