A Meta interrompeu a coleta de dados para alimentar sua inteligência artificial, a Meta AI, na Europa a pedido do órgão regulador irlandês, a Comissão de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês).
Havia preocupações e incertezas quanto ao método de treinamento de seus sistemas de IA usando dados pessoais de usuários dos produtos da Meta, como fotos, comentários em postagens, entre outros conteúdos.
A suspensão é temporária, mas significa que a empresa vai adiar o lançamento do Meta AI na União Europeia.
Vale lembrar que Mark Zuckerberg, CEO da holding de Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger, anunciou o lançamento de Meta AI no Brasil em julho deste ano.
Meta AI
A IA da Meta quer analisar e registrar conteúdo de usuários adultos para ajudar a criar um modelo de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) que seria usado como base para desenvolver respostas de IA a consultas e comandos dos usuários. A holding de Facebook, Instagram e WhatsApp começou a notificar seus usuários na Europa de que iria coletar seus dados, oferecendo uma opção de recusa. No entanto, isso não foi suficiente para tranquilizar o regulador irlandês, que vê como uma ameaça de descumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
A resposta do regulador e da Meta
Em resposta à interrupção da coleta de dados de Meta, o DPC fez um breve comunicado que diz:
“A DPC acolhe a decisão da Meta de pausar seus planos de treinar seu modelo de linguagem grande usando conteúdo público compartilhado por adultos no Facebook e Instagram em toda a UE/EEE. Esta decisão seguiu um intenso engajamento entre DPC e Meta. A DPC, em cooperação com as autoridades de proteção de dados da UE, continuará a dialogar com a Meta sobre essa questão.”
Na visão da Meta, a interrupção da coleta de dados para alimentar sua IA é um golpe para a inovação na Europa. Em comunicado ao jornal Irish Independent, disse: “Estamos desapontados com o pedido da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, nosso principal regulador, em nome das autoridades europeias de proteção de dados, para atrasar o treinamento de nossos modelos de linguagem grandes usando conteúdo público compartilhado por adultos no Facebook e Instagram, especialmente desde que incorporamos feedback regulatório e as autoridades europeias de proteção de dados foram informadas desde março. Este é um retrocesso para a inovação europeia.”
Llama, o LLM da Meta
A Meta possui o seu modelo de linguagem grande chamado Llama, que está em sua terceira versão. A coleta de dados de IA para o Llama já acontece fora da União Europeia.
Apple Intelligence
Em paralelo, a DPC informou ao noticiário irlandês que a Apple contatou o regulador para tratar do Apple Intelligence, sua inteligência artificial, anunciada recentemente no WWDC. O contato foi para informar sobre prazos previstos para a entrega desses produtos na região.