A Samsung apresentou oficialmente no Brasil o seu sistema de pagamentos móveis Samsung Pay nesta quinta-feira, 14. Baseado enas tecnologias de comunicação por aproximação NFC e MST – que simula a tarja do cartão –, a plataforma chega ao Brasil às vésperas dos jogos olímpicos Rio 2016. O anúncio confirma o que MOBILE TIME havia adiantado um ano atrás, logo que a empresa anunciou a criação do Samsung Pay.

“O Brasil é um mercado muito importante para nós. É o primeiro a receber Samsung Pay na América Latina e o sétimo a receber a plataforma de pagamentos móveis no mundo”, disse Haley Kim, VP do Samsung nas Américas.
Visa e Mastercard são as bandeiras de cartões habilitadas. Os bancos que entram no sistema são: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Brasil Pré-Pago, Caixa, Itaú, Nubank, Porto Seguro e Santander.

Inicialmente, apenas Banco Brasil, Brasil Pré-Pago, Caixa, Porto Seguro e Santander devem operar o Samsung a partir do dia 19 de julho. Os demais bancos Banrisul, Bradesco, Itaú e NuBank terão acesso em breve – de 30 a 60 dias. Para o Brasil, ainda haverá a opção de cadastro de CPF para emissão de nota fiscal: na tela do Samsung Pay terá um botão com código de barras com o CPF para informar ao lojista na hora do pagamento.

Como vai funcionar

São oito smartphones da Samsung aptos para o usar o Samsung Pay no Brasil: Galaxy A5 (2016), Galaxy A7 (2016), Galaxy S6, Galaxy S6 edge, Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge +, Galaxy S7 e Galaxy S7 edge. O usuário que comprar um dos oito smartphones habilitados com Samsung Pay já terá acesso com o aplicativo de pagamento embarcado. Os modelos mais antigos, vão receber uma notificação para receber uma atualização de software com o Samsung Pay.

O consumidor digita o número de cartão de crédito, cadastra o cartão, e na hora da transação a tokenização – sistema que gera um número de cartão a cada transação – age para confirmar a compra. A transação requer a autenticação através do leitor biométrico do smartphone ou digitação do código PIN pelo usuário. O sistema de m-payment da fabricante sul-coreana permite cadastrar até dez cartões de crédito ou débito.

Adoção no Brasil

De acordo com a Samsung, o serviço funciona em mais de 90% do parque de máquinas de pagamentos (POS) do Brasil. Vale ressaltar que diferentemente de outros sistemas de m-payment, o Samsung Pay terá opção para débito, crédito ou combo (débito + crédito).

Questionado se o fato de haver 10% dos terminais antigos pode atrapalhar de alguma forma, Antonio Quintas, diretor da divisão de dispositivos móveis da Samsung, rechaça. “Por isso que falamos que o consumidor poderá comprar em quase todo lugar”, disse o executivo. “Estamos trabalhando com as empresas adquirentes para que mudem rapidamente esse cenário”.

Comunicando o m-payment

A empresa prepara uma campanha publicitária em salas de cinema, mídias eletrônicas e externas que deve impactar 50 milhões de pessoas. Para os comerciantes, a Samsung está trabalhando em parceria com as bandeiras de cartões e os bancos para treiná-los. Apenas da Samsung, 1 mil promotores já estão ajudando com os treinamentos, que também devem englobar varejistas e operadoras.

Durante as Olimpíadas, a Samsung fará ações de promoção do serviço. Vale lembrar que cada atleta vai ganhar um Galaxy S7. Além disso, os postos Ipiranga e redes de restaurantes como Viena e Frango Assado também promoverão o Samsung Pay durante os jogos.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!