Sistemas de agendamento para consultas médicas vêm crescendo no país, auxiliando o trabalho da recepção de atendimento. De acordo com a 3ª edição do Panorama das Clínicas e Hospitais, realizada pela Doctoralia (AndroidiOS), plataforma em agendamento de consultas médicas, a maior parte dos centros médicos (39%) conta com duas ou três pessoas na recepção. As instituições com apenas uma recepcionista e com 4 a 10 correspondem a 21% e 22%, respectivamente. Já recepções maiores, com mais de 10 profissionais, representam 11% do mercado, enquanto call centers terceirizados correspondem a 2% das clínicas analisadas pela healthtech.

A plataforma defende a importância de investir em aplicativos de agendamento para que estes se tornem aliados das secretárias no dia a dia das clínicas. O CEO da empresa, Cadu Lopes, listou três argumentos. O primeiro é a possibilidade de compartilhamento das agendas, para que as informações fiquem acessíveis sempre que necessário, o calendário seja atualizado em tempo real e as duplicidades de horário sejam evitadas, mantendo o controle geral, além de os médicos e profissionais de saúde poderem consultar a agenda de onde estiverem, pelo celular ou computador. O segundo é a automação de tarefas manuais (como o lembrete de consultas), organização das informações e a possibilidade de o paciente agendar online. Por último, o agendamento online de consultas é um hábito que cresce na maioria das clínicas e, com isso, evita-se chamadas de longa duração e espera no telefone.

Acredita-se que os aplicativos de agendamento têm sido grandes aliados nas rotinas dentro das clínicas médicas por melhorar a produtividade e permitir que as secretárias possam exercer suas atividades de forma mais efetiva, automatizando suas tarefas diárias, minimizando os erros de agendamento, possibilitando que se concentrem em tarefas mais importantes, como relacionamento com pacientes e clientes e emergências, ou resolução de problemas mais complexos.