A Netfarma é uma farmácia on-line brasileira que desenvolveu uma versão móvel do seu site, para atender aos consumidores que o acessavam através de celulares. Os resultados obtidos nos últimos doze meses chamam a atenção. A participação dos dispositivos móveis no total de visitas ao seu site subiu de 3% para 25%. E a participação em vendas, que era de menos de 2% um ano atrás, agora é de 11%, informa a diretora de marketing da Netfarma, Edilaine Godoi.
O perfil de compra no dispositivo móvel é bastante diferente daquele em desktop, no caso da Netfarma. A executiva explica que no celular geralmente são feitas compras por impulso, de itens em promoção, por exemplo, ou compras emergenciais, como produtos básicos de higiene pessoal. "O consumidor no computador, em geral, está com mais tempo no momento da compra. Adiciona um produto, lê a descrição, compra um item relacionado. As vendas de maquiagens e dermocosméticos são mais expressivas no computador, pois o consumidor tem mais tempo de analisar", compara.
Além do site móvel, a empresa tem um aplicativo nativo para Android e iOS chamado Nefarma Acha, que faz reconhecimento de imagem de embalagens e leitura de código de barras de remédios, remetendo os resultados da busca para o site da farmácia, para a realização das compras. Além disso, serve para o envio da receita médica, agilizando o processo de avaliação pelos farmacêuticos da empresa. "Com o app, o tempo de avaliação da receita médica, que durava até 48 horas, caiu para apenas 3 horas", relata Edilaine.
Forum Mobile+
Edilaine Godoi participará do painel "M-commerce: quando o celular vira um carrinho de compras", que acontecerá no dia 30 de setembro, durante o Forum Mobile+, no WTC, em São Paulo. Participarão do mesmo painel: David Kato, COO do iFood; Gustavo Torres, gerente mobile da OLX; José Carlos de Lima Júnior, gerente mobile da Nova Pontocom; e Malte Huffmann, CEO da Dafiti. O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME. Mais informações sobre a agenda e sobre inscrições podem ser obtidas no site do evento ou pelo telefone 0800-77-15-028.