O Telegram (Android, iOS) chegou aos 800 milhões de usuários, 100 milhões a mais que um ano atrás. A informação foi compartilhada pelo CEO e fundador da plataforma, Pavel Durov, em seus canais oficiais no último domingo e nesta segunda-feira 14.
O anúncio faz parte das comemorações de dez anos do Telegram e incluem uma série de ferramentas que chegam ao mensageiro. A principal é a sua versão de mensagens efêmeras, o Telegram Stories. Na primeira publicação de domingo, Durov afirmou que a plataforma estava caminhando da mensageria para liderar a inovação nas redes sociais.
Vale lembrar que no Brasil a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil de maio deste ano, indica que 15% dos brasileiros têm o Telegram em sua home screen. Ou seja, a plataforma de Durov está bem atrás da trinca da Meta – WhatsApp (59%), Instagram (55%) e Facebook (39%).
Efemeridades
De acordo com o anúncio, o Stories era de longe a solução mais pedida pelos usuários do Telegram. Por padrão o Stories permite ao usuário ver mensagens das pessoas que segue, mas, em suas configurações, permite esconder publicações de certos contatos, além do envio delas para conversas arquivadas.
Outras novidades do Telegram: opções de edição com stickers (adesivos); localizações e legendas no Stories; deixar as publicações no ar em alternativas de 6, 12, 24 e 48 horas; estatísticas com filtros (quem viu ou reagiu à publicação); módulo de captura de imagens (foto e vídeo) com duas câmeras, seja para envio de menagens ou publicação de Stories; e novas funções de controle de envio de mensagens.
Durov ressaltou que o lançamento do Stories é gradual, mas para todos os usuários.