O Bradesco lançou nesta segunda-feira, 14, a carteira digital Bitz (Android, iOS). A fintech disponibiliza a seus clientes: um cartão virtual de bandeira Elo para compras online; cartão físico de débito; pagamento via QR Code; a possibilidade de inserir cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Elo, Diners e Hipercard, além dos cartões alimentação e refeição da Alelo. A tecnologia embarcada da nova instituição de pagamentos é o white label da Cielo Pay. Apesar de fazer parte do grupo Bradesco, a fintech, incubada no Inovabra, será independente, mas contará com a estrutura de algumas áreas da instituição financeira, como a de recursos humanos e marketing.
A fintech recebeu um aporte inicial de R$ 100 milhões para o primeiro ano de operação. O valor foi investido para a construção da plataforma e para a operação da companhia. O CEO do Bitz, Curt Cortese Zimmermann, explicou que a empresa deverá divulgar nas próximas semanas a aquisição de duas companhias: uma voltada para suprir demandas em tecnologia e a outra, uma carteira de pagamento, neste caso, para incorporar seus clientes. E, de acordo com o CEO, essas aquisições serão feitas a partir de um investimento à parte, ou seja, sem envolver os R$ 100 milhões.
“Acreditamos que, com a nossa estratégia, a gente tenha entre 20% e 25% do mercado de carteiras digitais dentro três 3 anos”, afirmou o executivo em entrevista online para jornalistas nesta segunda-feira, 14. “Nosso intuito é que o cliente deixe sua carteira em casa e faça a digitalização completa do dinheiro”, completou.
Zimmermann explicou também que o Bitz possui um “pipeline gigante de companhias parceiras, como a Veloe, por exemplo, que também será incorporada”. A ideia é fazer com que a fintech seja “uma carteira universal, agnóstica, para que o cliente use o Bitz para tudo e se torne a solução para que eu precise viabilizar minha vida o dia inteiro”, resumiu o CEO.
QR Code e outros serviços
O Bitz é voltado tanto para pessoas físicas como jurídicas e oferece ainda uma conta de pagamento, TEDs, links de pagamento, transferência para a lista de contatos do celular do cliente, pagamento de boletos e contas, saque na Rede24Horas (por R$ 7,90 cada) e recarga de celular. Em breve, o cartão da fintech também pagará o metrô e o Bilhete Único em São Paulo com a tecnologia NFC, sem contato. E o saldo que permanecer no Bitz terá rendimento diário que corresponde a 100% do CDI.
Os pagamentos via QR Code acontecem em estabelecimentos com a maquininha da Cielo e que tenham a tecnologia. De acordo com a adquirente, atualmente são mais de 1,5 milhão de estabelecimentos disponíveis em todo o País.
Bitz também atuará com cashback, campanhas de marketing de “indique e ganhe” e promoções e descontos por geolocalização.
Aposta nos entrantes
Zimmermann acredita que uma parte de seus clientes será de correntistas do Bradesco, porém, o CEO aposta na aquisição de novos clientes, em especial na parcela da população ainda desbancarizada. “Nossa ideia é de expansão da base (de clientes). Temos uma parcela importante da população não bancarizada e o Bitz serve muito bem para esses entrantes no mercado financeiro”, completou.