[Atualizado às 20h42 do dia 15/09/2020] O aplicativo de beleza Make You (Android, iOS) adicionará o modelo de assinatura ao sistema de marketplace nesta segunda-feira, 14. No novo formato, o app que conecta profissionais de saúde a clientes passa a cobrar do profissional uma mensalidade de R$ 9,90 para que ele tenha acesso à plataforma e soluções de SaaS. Apenas para o cliente a cobrança por serviço será mantida (R$ 4,90).
Além disso, o valor do serviço contratado pelo cliente será definido pelo prestador, ou seja, não será mais a plataforma que dará o preço para corte de cabelo, maquiagem, depilação, massagem, manicure ou pedicure. E a escolha do profissional fica a cargo do cliente com ajuda de algoritmo de machine learning para encontrar os profissionais com base nas preferências dos usuários. Antes era feito de forma randômica.
Com a nova estratégia traçada quatro anos após o seu lançamento, van Dijk explica que pretende saltar dos 10 mil pedidos anuais para 40 mil até o final de 2021. E em 36 meses, eles esperam atingir 50 mil profissionais em sua base. Atualmente, o app de beleza tem: 100 mil downloads; 70 mil clientes (15% ativos); 500 profissionais ativos; 5 mil na fila de espera (70% do estado de SP e os 30% restante de outras regiões brasileiras); e a maioria dos pedidos (90%) são concentrados na cidade de São Paulo.
De acordo com o executivo, a mudança do modelo de negócios é a primeira etapa de uma série de atualizações que o aplicativo terá. A startup estuda avançar com serviços de beleza, oferta de produtos para donos de salões de beleza, além de novas opções de pagamento: “Enxergamos sinergias com grupos de beleza e comissionamento de produtos. Hoje, nós temos uma parceria com o Beleza na Web; queremos fazer SaaS para micro e pequeno e salão; e estamos preparando para a próxima versão o agendamento em local físico”, completou o sócio e fundador do app.
Atualização
Ao contrário da fala original do executivo na matéria publicada com o título “Make You muda modelo de negócios de marketplace para assinaturas” na segunda-feira, 14, a empresa não abandonará o modelo de marketplace. Mas terá os dois modelos de negócios – marketplace e assinatura de serviços (SaaS) – para profissionais funcionando em conjunto.