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Exemplo de jornada de pagamento dentro do Direct (Imagem: reprodução de site do Instagram)

O Instagram anunciou a entrada em operação da funcionalidade de pagamento no Direct, seu sistema de mensageria. Por enquanto a novidade está disponível apenas para um grupo de lojistas em alguns mercados selecionados – a lista não foi divulgada, mas, pela exigência de cadastro de um “número de seguro social”, é possível inferir que os EUA sejam um deles. O PayPal é o parceiro para o processamento de pagamentos. 

Para comprar dentro do Direct, o consumidor pode usar um cartão de débito ou de crédito previamente adicionados ao serviço Meta Pay (novo nome do Facebook Pay), ou sua conta no PayPal. As informações bancárias e de cartões dos usuários são guardadas de forma segura separadamente das demais e não são usadas para personalizar a experiência com publicidade nos produtos do Facebook, garante a empresa.

Para receber pagamento pelo Direct, o lojista precisa ter uma conta profissional no Instagram e cadastrar uma conta bancária. A partir daí, pode enviar uma solicitação de pagamento dentro de uma conversa com um consumidor no Direct. O dinheiro só é liberado, contudo, depois que o produto é enviado ao comprador. Não é cobrada nenhuma taxa do comerciante pelo uso da funcionalidade de pagamento dentro do Instagram.

Não há previsão de chegada ao Brasil.