O sistema operacional Windows Phone está prestes a superar o iOS, da Apple, em vendas no Brasil. No segundo trimestre a diferença foi de apenas 20 mil unidades, de acordo com a Microsoft. Com o lançamento de novos aparelhos, é provável que neste trimestre o Windows Phone alcance o segundo lugar. "Globalmente, há três grandes plataformas móveis: Android, iOS e Windows Phone. Na América Latina, o Windows Phone já ultrapassou o iOS em vendas", afirma Celso Winik, gerente geral de Windows Phone da Microsoft no Brasil.

Ecossistema

Sobre o trabalho de atração de desenvolvedores nacionais, o executivo comentou: "Nossa especialidade é construir ecossistemas. Temos um compromisso de longo prazo. Estamos há mais de 25 anos no Brasil, com estreito relacionamento com universidades, varejos, operadoras etc". Ele ressaltou como vantagem de se desenvolver para Windows Phone o fato de que um mesmo app funciona em todo o portfólio de produtos, do mais simples ao top de linha, sem necessidade de ajustes. No momento, a Nokia tem oito modelos de smartphones com o sistema operacional da Microsoft à venda no Brasil, incluindo os recém-lançados Lumia 925 e 1020.

A loja de aplicativos do Windows Phone possui hoje 175 mil títulos, bem abaixo da App Store e da Google Play, cada qual com cerca de 1 milhão de apps. Além disso, carece de alguns hits, como Instagram e Waze. Winik frisou que embora o catálogo seja menor, a loja de aplicativos do seu sistema operacional garante a qualidade de todos os títulos ali presentes. "O que importa são os 2 mil títulos mais baixados. Temos todos mapeados por categoria. Quando não há exatamente o mesmo, temos algo parecido", explicou.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!