MIcrosoft; Activision Blizzard

Jogos do portfólio da Activision Blizzard (crédito: divulgação/Microsoft)

A Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido (CMA) detalhou como vai endurecer a investigação sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Em nota técnica divulgada nesta sexta-feira, 14, o regulador britânico quer analisar dois pontos específicos que podem ferir a competição no mercado de jogos eletrônicos:

  • Se a Microsoft vai passar a segurar ou diminuir o acesso de jogos populares da Activision a outros consoles ou plataformas de serviços de assinatura de games, como o Call of Duty (CoD), que possui versões para PC, consoles e mobile;
  • Se a Microsoft vai usar o seu ecossistema junto ao catálogo de jogos da Activision para melhorar sua rede, adicionar barreiras e levar rivais a deixarem o mercado de cloud gaming.

Escrutínio

A averiguação coloca em segundo plano questões como a competição em jogos móveis e o mercado de publicidade, e passa a focar na principal propriedade intelectual da Activision, o Call of Duty. Na visão do regulador, “há poucas franquias – se é que existe alguma – com o nível de atenção de marca e popularidade” como o CoD.

Em agosto de 2021, o CoD foi considerada a franquia mais lucrativa da história dos jogos em primeira pessoa pelo Guinness Book. Passou de US$ 1 bilhão de receita de vendas com mais de 400 milhões de unidades vendidas. Para efeito de comparação com outra franquia popular, o Grand Theft Auto (GTA), da Take2Games, chegou recentemente a 380 milhões de unidades vendidas e a US$ 1 bilhão e receita puxada pelo seu game mais rentável, o GTA V, segundo relatório financeiro da empresa em agosto deste ano.

Com isso, a análise vai para a segunda fase, mais criteriosa ante a primeira – iniciada em 6 de julho – e que terá como base as reclamações dos competidores da Microsoft no setor. Na segunda etapa, a CMA avaliará três questões principais:

  1. Habilidade – A Microsoft teria a habilidade para forçar que rivais saiam do mercado, restringir acesso desses competidores a consumidores e danificar a competitividade ou o poder de competição de seus rivais?

  2. Incentivo – A Microsoft incentivará essas ações, se elas se mostrarem lucrativas para a empresa?

  3. Efeito – O encerramento das atividades desses competidores traria menos competição ao mercado e por consequência menos opções ao consumidor?

Rivalidade

Entre os possíveis rivais afetados, a autoridade britânica citou Nintendo e Sony (essa com impacto mais forte), uma vez que a Microsoft já lidera o segmento de games com sua plataforma de assinatura Game Pass. Na quarta-feira, 12, a Microsoft disse à Reuters que o regulador do Reino Unido está sendo induzido pela Sony.

Vale lembrar, a compra da Activision Blizzard foi anunciada em janeiro deste ano. A Microsoft pretende pagar US$ 95 por ação, o equivalente a US$ 69 bilhões considerando o valor do papel na época da oferta.

Outros países

Além de Reino Unido, Austrália, União Europeia e Estados Unidos estão analisando a aquisição, inclusive coletando relatos dos rivais da Microsoft sobre os possíveis efeitos no mercado. No Brasil, o Cade aprovou a compra no último dia 6 de outubro, pois a Microsoft demonstrou que o mercado de games é mais pulverizado no País.

 

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