A operadora KDDI, do Japão, é aquela que apresenta iniciativas com maior impacto positivo em sustentabilidade. De acordo com um levantamento da Juniper Research divulgado nesta segunda-feira, 14, a empresa de telecomunicações japonesa reciclou a totalidade (99%) do hardware de rede que estava em desuso.
Tal ação combinada com o crescimento de serviços em nuvem permitiu à KDDI reduzir suas emissões de carbono e o consumo de energia por meio da automação. Além disso, a empresa iniciou a virtualização de duas funções de rede para reduzir a escala das redes físicas e está otimizando as operações do seu data center para reduzir ainda mais o consumo de energia.
O estudo que contabiliza dados históricos dos últimos cinco anos elenca as medidas de sustentabilidade ambiental das operadoras em 60 países, ou seja, ações como o uso de computação em nuvem, economia circular e supply chain sustentável.
Completam o ranking das três operadoras com mais destaques em ações sustentáveis a Deutsche Telekom, da Alemanha, e a Verizon, dos Estados Unidos. Ao todo, 15 operadoras foram listadas no painel batizado como ‘competitor leaderboard’. As 15 melhores são:
- KDDI;
- Deutsche Telekom
- Veirzon
- América Móvil;
- AT&T;
- BT;
- China Mobile;
- China Telecom;
- China Unicom;
- NTT;
- Orange;
- STC;
- Telefónica;
- T Mobile US;
- Vodafone.
Destaques do estudo da Juniper
Embora não esteja entre as três líderes, a Juniper destaca a Telefónica com o uso de novas tecnologias de redes, como antenas Massive MIMO para aumentar a capacidade de rede e modo de espera (standby, no original em inglês) em equipamentos de redes baseados em inteligência artificial para ajustar o uso de energia de acordo com a demanda. Desde 2015, a operadora espanhola obteve um aumento de 759% no tráfego de rede móvel, mas conseguiu diminuir o consumo de energia em 8,6% com essas tecnologias.
Outros dados gerais do estudo da empresa revelam:
- A economia total de despesas de rede das operadoras no mundo será de US$ 224 bilhões em 2029;
- O total de economia de energia das operadoras será de 2,4 mil terawatt hora (TWh) ao final de 2024;
- A economia total de emissões de CO² pelas telcos será de 1,36 gigatonelada (Gt).
Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time