Todo mundo já passou pela experiência de perder um objeto importante, como a chave do carro, a carteira ou o celular. Às vezes você apenas esqueceu onde o guardou e acaba encontrando-o, mais cedo ou mais tarde. Outras vezes não. Para não sofrer mais com esse problema, foi criado o Tile, um pequeno marcador de Bluetooth 4.0, em formato quadrado e diminuto, que pode ser colado com um adesivo em praticamente qualquer superfície.
O tile se comunica em um raio de 15 a 45 metros com o iPhone do seu dono, que consegue encontrá-lo através de um app do produto. O mais bacana, porém, é que todos os usuários do tile formam uma rede, capaz de identificar a localização dos marcadores de terceiros. Desta forma, se o seu objeto for levado para longe do raio de alcance do seu iPhone, ele pode vir a ser localizado por outro usuário que passar por perto. Isso é feito silenciosamente e de maneira transparente, sem que nada precise ser feito pela outra pessoa – na verdade, ela nem percebe que ajudou outro usuário a encontrar seu objeto perdido. A localização aproximada é informada no mapa que aparece no app do dono. Na prática, é uma grande rede de achados e perdidos que usa os celulares como cães farejadores.
Os tiles são à prova d'água e sua bateria dura pelo menos um ano. Ao fim desse período, o app lembra que está na hora de trocar o tile.
As vendas on-line do Tile começaram há cinco meses nos EUA: já foram comercializadas 500 mil unidades para 200 mil pessoas. O preço unitário é de US$ 19,95. O pacote com quatro tiles custa US$ 59,85. A distribuição no varejo começará no segundo trimestre de 2014.
Por enquanto o serviço está disponível apenas para iOS. A empresa aguarda a disseminação e a padronização do Bluetooth 4.0 em aparelhos Android para lançar uma versão do app para o sistema operacional do Google.
O Tile foi um dos finalistas na categoria inovação no Meffys, prêmio internacional do MEF, e foi apresentado durante o MEF Global Forum nesta quinta-feira, 14, em São Francisco.