A Nokia anunciou nesta semana a aquisição da Rapid e de seus ativos digitais, o que inclui o seu marketplace de APIs. O intuito da compra da fornecedora é avançar com sua estratégia de desenvolvimento de APIs das operadoras para integradores de sistema, desenvolvedores de software e hyperscalers.

A Rapid será integrada com a plataforma de APIs da Nokia, o Network as a Code. Com isso, as operadoras terão acesso às ferramentas da empresa adquirida e integração facilitada de suas redes, controle de suas APIs, além de melhorias no ciclo de vida das APIs com gerenciamento e poderão colaborar com a base de desenvolvedores da Rapid.

Atualmente, o marketplace da Rapid tem 4 milhões de developers cadastrados, 40 mil APIs em sua base e 5 bilhões de chamadas mensais para APIs. Uma de suas fornecedoras é a International Air Transport Association (IATA) com APIs para o ecossistema de aviação civil. Entre as operadoras, o principal destaque é a Millicom.

Por sua vez, o Network as a Code já acumula 27 parceiros globais desde seu lançamento, em setembro do ano passado. Entre eles estão BT, DISH, Google Cloud, Infobip, Orange, Telefónica e Telecom Argentina.

Os valores da transação não foram informados.

Imagem principal: Sede da Nokia na Finlândia (divulgação)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!