Se tivesse um aumento de R$ 500 em sua renda mensal que funcionalidades o jovem brasileiro das classes C, D e E gostaria de ter em um novo celular? Em primeiro lugar, com 78% de preferência, está o acesso à Internet, revela uma pesquisa realizada pela Plano CDE, uma empresa especializada em estudos de mercado junto às classes sociais de renda mais baixa. Foram ouvidos 891 jovens, a maioria entre 14 e 24 anos, com renda familiar média mensal de R$ 3.181.
Em ordem decrescente de funcionalidades citadas ficaram: mp3 player (73%), câmera fotográfica (71%), Bluetooth (70%), câmera de vídeo (69%), email (64%), SMS (63%), televisão (60%), rádio (53%), leitor de arquivos Word, Excell, PPT e PDF (48%), tela sensível ao toque (48%), games (39%), outras funções (27%). Na mesma pesquisa, 35% dos entrevistados responderam que não comprariam um novo celular mesmo se tivessem esse aumento de R$ 500 em sua renda mensal.
O estudo também perguntou sobre a preferência de marca de telefone celular dos jovens. A favorita é a Nokia, citada por 21% dos entrevistados, seguida pela Motorola (10%), Apple (8%), BlackBerry (5%), LG (5%), Sony Ericsson (5%) e Samsung (4%).
Análise
A força das marcas Nokia e Motorola nesse segmento de mercado é conhecida de longa data por varejistas e distribuidores brasileiros de celulares. Nos últimos meses isso foi reafirmado com a chegada dos primeiros modelos dual SIMcard da Nokia País, que estão conseguindo ganhar participação sobre os fabricantes chineses mesmo com preços mais altos.
Por sinal, faltou a pesquisa incluir na lista a funcionalidade de entrada para múltiplos SIMcards, que é hoje quase um pré-requisito básico entre celulares de gama mais baixa.