A participação de dispositivos móveis (celulares e tablets) nos acessos ao site do MercadoLivre já alcança 6,4% do total de visitas. Um ano atrás, essa participação era de 3%. Os números dizem respeito aos acessos em todos os 13 países onde o site está disponível e computa tanto o uso de aplicativos quanto o de navegadores móveis. Em quantidade de acessos, houve um crescimento de 113% naqueles feitos através de dispositivos móveis entre janeiro e novembro deste ano. A empresa informa também que 5% das transações financeiras realizadas em sua plataforma provêm atualmente de celulares e tablets.

O MercadoLivre acumula 5 milhões de downloads de seu app, disponível nas plataformas Android, iOS, Symbian, Windows Phone e Blackberry. Surpreendentemente, a plataforma líder em downloads até agora é a Blackberry, respondendo por 35% do total. "O Blackberry ainda é muito forte na América Latina", justifica o diretor de marketplace do MercadoLivre, Leandro Soares. Em segundo lugar vem o iOS (34%), seguido de Android (21%) e Symbian  (10%). Windows Phone ainda é irrelevante. Entretanto, quando comparadas as plataformas no que diz respeito a número de acessos, a liderança fica com o iOS, seguido do Android.

2013

Para o ano que vem, o grande desafio do MercadoLivre em mobilidade será aproximar a experiência móvel com aquela da web tradicional, explica Soares. A empresa pretende adicionar aos apps algumas funcionalidades hoje presentes apenas na versão do site para desktops. "Queremos que a experiência seja a mais completa possível", disse. Sobre a importância de se investir em mobilidade, o executivo argumenta: "A grande vantagem está em aumentar as possibilidades de o consumidor realizar compras online. Com o celular, ele não precisa mais estar na frente do computador para comprar."

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!