Os consumidores que fazem compras nos sites da Brastemp e da Consul agora encontram entre as opções de pagamento uma chamada de “pagamento instantâneo” dentro da qual podem selecionar um parcelamento feito pelo Banco do Brasil, caso sejam clientes da instituição financeira. Trata-se de um exemplo de integração que será possível com o open banking no ano que vem, mas que neste caso está sendo adiantada pelos sites de e-commerce através da solução Spin Credit, desenhada pela Spin Pay.
Ao escolher o pagamento parcelado pelo Banco do Brasil, o cliente é levado a uma página da instituição financeira, em uma nova janela em seu navegador, acessível com a digitação de sua senha e de um código enviado por SMS. Um alerta informa que o parceiro Spin Pay vai verificar se o consumidor tem permissão para contratar o crediário do banco e que vai simular a contratação de linha de crédito. A operação é finalizada no site do banco e em seguida o cliente retorna ao e-commerce de eletrodomésticos com a confirmação da compra.
Para a utilização da Spin Credit, os sites de e-commerce pagam um pequeno percentual sobre cada operação realizada. Objetivo é atrair para o comércio eletrônico uma parte da população que não tem cartão de crédito e/ou limite baixo para compras online.
Análise
A parceria entre Banco do Brasil, Whirlpool (dona das marcas Brastemp e Consul) e Spin Pay é um primeiro exemplo do que será possível com o open banking no País. Haverá cada vez mais integrações desse tipo, em que uma operação de compra, de financiamento, de contratação de serviço ou de abertura de uma conta começará em um site ou app e receberá informações fornecidas por outros para ser concluída mais rapidamente ou com condições melhores para o cliente e mais segura para todos.
Oficialmente, o cronograma do open banking começa no ano que vem, por determinação do Banco Central, mas nada impede que empresas negociem acordos entre si que viabilizem uma experiência análoga ao open banking desde já, como fizeram Banco do Brasil, Whirlpool e Spin Pay.