Os consumidores e as pequenas e médias empresas da América Latina e do Caribe estão à procura de meios de pagamento mais rápidos. De acordo com o estudo Faster Payments Landscape in Latin America, da Visa, conduzido pela Americas Market Intelligence, 60% dos consumidores e das pequenas e médias empresas ouvidas gostariam de adotar métodos de pagamento mais ágeis.
O estudo também aponta que mais de 30% dos pagamentos salariais nas regiões analisadas são realizados em dinheiro e que 80% das pessoas preferem receber de outra forma.
Quanto ao surgimento de uma solução de pagamento mais ágil, 80% dos entrevistados acreditam que isso seria uma facilidade bastante atraente, sendo o interesse maior entre consumidores jovens de menor renda. E, no caso das PMEs, 52% declaram que provavelmente adotariam meios de pagamentos mais ágeis se tivessem essa opção.
O estudo revela que o acesso imediato ao dinheiro é o principal motivo para as pessoas desejarem adotar pagamentos mais rápidos (47%). A probabilidade de adoção de pagamentos rápidos é relevante em todos os mercados incluídos no estudo: Guatemala (91%), México (69%), Colômbia (63%), Peru (59%), Brasil (58%), Argentina (49%) e Chile (48%).
No entanto, 50% dos consumidores pesquisados relataram problemas para receber pagamentos. A principal reclamação é a falta de controle quanto à data do recebimento, especialmente para trabalhadores temporários ou informais. Entre os principais casos de uso que geram desconfortos estão: pagamentos de seguro (57%), pagamentos de varejo (55%), desembolsos de empréstimos (53%) e a economia gig (53%).
Criptomoedas
A pesquisa aponta que há uma demanda das PMEs por serviços financeiros não tradicionais, como o uso de carteiras de criptomoedas. Empresas que recebem pagamentos internacionais, por exemplo, têm duas vezes mais chances de receber ativos digitais do que as que só recebem pagamentos domésticos.
O relatório revela que 10% das PMEs já começaram a usar carteiras de criptomoedas. As companhias argentinas lideram a adoção, seguidas pelas brasileiras e pelas colombianas. A maioria que trabalha com criptomoedas opera no varejo, principalmente em subcategorias de venda de eletrônicos e roupas.
Metodologia
O estudo Faster Payments Landscape in Latin America, da Visa, conduzido pela Americas Market Intelligence, teve a participação de consumidores e empresas dos seguintes países: Argentina, Brasil, México, Colômbia, Chile, Guatemala e Peru. Foram 2.765 entrevistas com consumidores maiores de 18 anos e portadores de cartões de débito que receberam algum tipo de pagamento nos últimos 12 meses. E, entre as empresas, 1.069 PMEs foram entrevistadas. Neste caso, são pequenas e médias empresas que receberam um pagamento de um credenciador ou processador de cartão de crédito, marketplace ou emprestador nos últimos seis meses e de 30 instituições pagadoras e que realizam no mínimo 10 mil transações de pagamento ao mês para pessoas e/ou PMEs.